Health education about the Heimlich maneuver in infants in primary care: experience report
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2024.e95350Keywords:
Airway Obstruction, Nursing, Health Education, Gagging, Child HealthAbstract
Objective: To report the experience of carrying out training on the Heimlich maneuver in babies in Basic Health Units in the Maciço of Baturité. Methodology: This is a descriptive, experience-based study of educational activities carried out with caregivers of babies, between January and December 2022 in four Basic Health Units. Results and Discussion: There were a total of 60 training sessions, with 393 participants. A folder and a banner were used as support material, which contained information about choking and how to reverse it. The participants interacted with questions during the explanation and showed interest in the content. It was noticed that the educational activity provided greater confidence for those who are responsible for babies in relation to choking. Final Considerations: Therefore, it was possible to see that the training was essential for the target audience. In the end, people learned how to identify choking, how to perform the Heimlich maneuver and what not to do in the situation.
References
BARROS, C. M. de M. R. et al. Processo de construção de material educativo (folders) em cuidado farmacêutico no uso racional de medicamentos para tratamento de gastrite. Revista Presença, [S.l.], v. 6, p. 4-18, nov. 2020. ISSN 2447-1534. Disponível em: http://revistapresenca.celsolisboa.edu.br/index.php/numerohum/article/view/253. Acesso em: 28 may 2023.
BRASIL. Ministério da saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Engasgo. Brasília, 2017. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/engasgo/. Acesso em: 23 jan. 2023.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n° 510, de 07 de abril de 2016. Brasília, CNS. 2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/reso510.pdf. Acesso em: 15 mai. 2023.
CARVALHO, M. C; GOMES, G. A; ALVES, W. L. F. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SAÚDE MENTAL. 2022.
CAVALCANTE, Y. A. et al. Extensão Universitária como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem na formação do enfermeiro. Revista Kairós: Gerontologia, [S.L.], v. 22, n. 1, p. 463-475, 19 dez. 2023. Portal de Revistas PUC SP. http://dx.doi.org/10.23925/2176-901x.2019v22i1p463-475.
CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION (CDC). Ten leading causes of death and injury. 2019. Disponível em: https://www.cdc.gov/injury/wisqars/LeadingCauses.html. Acesso em: 06 mai. 2023.
CHAVES, A. F. L et al. Folder educativo para conscientização da doação de leite materno durante a pandemia da Covid-19. Revista Enfermagem Atual In Derme, [S. l.], v. 95, n. 34, p. e–021052, 2021. DOI: 10.31011/reaid-2021-v.95-n.34-art.1051. Disponível em: https://teste.revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1051. Acesso em: 29 maio. 2023.
COSTA, P et al. Efeitos de oficina educativa sobre prevenção e cuidados à criança com engasgo: estudo de intervenção. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, [S. l.], v. 10, 2020. DOI: 10.19175/recom.v10i0.3911. Disponível em: http://seer.ufsj.edu.br/recom/article/view/3911. Acesso em: 23 jan. 2023.
DA SILVA, L. S. R. et.al. Infant mortality related to various types of accidents from external causes. Journal of Nursing UFPE on line v .11, n.5, p. 2098-2105, maio. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/23364 Acesso em: 10 ago. 2021.
DA SILVA, W. P. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Revista Extensão & Sociedade, v. 11, n. 2, 10 nov. 2020.
DE OLIVEIRA, W. B et al. Impacto da capacitação em primeiros socorros sobre o conhecimento de educadores e agentes escolares. Revista de Divulgação Científica Sena Aires, v. 11, n. 2, p. 220-231, 2022.
FACHIN, C. G.; CHARNESKI, B. L.; TASHIMA, L. M. IMPORTÂNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PREVENÇÃO DO TRAUMA PEDIÁTRICO POR ACIDENTE. Revista Extensão & Cidadania, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 10, 2019. DOI: 10.22481/recuesb.v6i11.5879. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/5879. Acesso em 23 jan. 2023.
FARINHA, A. L; RIVAS, C. M. F; SOCCOL, K. L. S. Estratégia de ensino-aprendizagem da Manobra de Heimlich para gestantes: relato de experiência. Disciplinarum Scientia Saúde, v. 22, n. 1, p. 59-66, 2021.
GOMES, G.; RODRIGUES, G. MANOBRA DE HEIMLICH: SITUAÇÕES DE PAIS QUE SE DEPARAM COM A FALTA DE CONHECIMENTO E ORIENTAÇÃO NO PRÉ NATAL (ENFERMAGEM). Repositório Institucional, v. 1, n. 1, 2023.
MARCONI, M. de A; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 8ª ed. São Paulo, SP: Atlas, 2017.
MASCARENHAS, M. V. et al. AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA MÃES DE LACTENTES NA PUERICULTURA. 2019.
MELO, A. A; SANTOS, P. U. S dos. CONHECIMENTO DOS PAIS QUANTO A PROCEDIMENTOS REALIZADOS DIANTE DO ENGASGO NA CRIANÇA. 2019. 21 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Uniceplac, Brasília-DF, 2020.
MILHOMEM, M. S. F. dos S. A experiência do processo de curricularização da extensão na Universidade Federal do Tocantins: a tessitura necessária entre a extensão, pesquisa e ensino. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, v. 20, n. 46, p. 2-13, 2023.
MUSSI, R. F. de F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010. Acesso em: 28 maio. 2023.
NUNES, S. F.; MELO, L. U.; XAVIER, S. P. L. COMPETÊNCIAS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Revista Enfermagem Atual In Derme, [S. l.], v. 96, n. 37, p. e–021189, 2022. DOI: 10.31011/reaid-2022-v.96-n.37-art.1216. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1216. Acesso em: 19 dez. 2023.
PINHEIRO, J. C. E. et al. Conhecimento das mães no puerpério sobre a desobstrução das vias aéreas em recém-nascidos. Global Academic Nursing Journal, [S. l.], v. 2, n. Sup.2, p. e171, 2021. DOI: 10.5935/2675-5602.20200171. Disponível em: https://globalacademicnursing.com/index.php/globacadnurs/article/view/263. Acesso em: 19 dez. 2023.
PUCCINI, S. Roteiro de documentário: Da pré-produção à pós-produção. Papirus Editora, 2022.
RODRIGUES, A. DE O. et al. PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DA LEI LUCAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Salão do Conhecimento, v. 8, n. 8, 2022.
SILVEIRA, L. S et al. Capacitação de noções de primeiros socorros do corpo docente e discente da Etec Cidade Tiradentes. TCC (Curso Técnico) - Curso Técnico de Segurança do Trabalho,Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo-SP, 2022.
SOUZA, K. R de et al. Oficinas em saúde do trabalhador: ação educativa e produção dialógica de conhecimento sobre trabalho docente em universidade pública. Revista brasileira de saúde ocupacional, v. 45, 2020.
TERÇOLA, A. L. et al. Kids save lives Brasil. Seminário de Extensão Universitária da Região Sul–SEURS, 2022.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.