Educação em saúde sobre a manobra de Heimlich em bebês na atenção primária: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2024.e95350

Palavras-chave:

Obstrução das Vias Respiratórias, Enfermagem, Educação em Saúde, Atenção Primária, Saúde Infantil

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência da realização de capacitações sobre a manobra de Heimlich em bebês em Unidades Básicas de Saúde do Maciço de Baturité. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, de atividades educativas realizadas com responsáveis de bebês, entre janeiro e dezembro de 2022 em quatro Unidades Básicas de Saúde. Resultados e Discussão: Totalizaram-se 60 capacitações, com 393 participantes. Utilizou-se um folder e um banner como material de apoio, neles continham informações sobre engasgo e como revertê-lo. Os participantes interagiram com perguntas durante a explicação e demonstraram interesse pelo conteúdo. Percebeu-se que a atividade educativa proporcionou maior confiança dos responsáveis diante do engasgo. Considerações Finais: Portanto, foi possível perceber que as capacitações foram imprescindíveis para o público-alvo. Ao final, as pessoas aprenderam como identificar o engasgo, como realizar a manobra de Heimlich e que não fazer diante da situação.

Biografia do Autor

Thais Correia Monteiro, University for International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony

Graduação em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Pedro Alberto Paixão Silva, University for International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony

Graduando de Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Diretor da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência em Enfermagem - LAUREENF e integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Emergência - GEPE. 

Monaliza Ribeiro Mariano Grimaldi, University for International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony

Pós-Doutorado na Universidade Federal da Bahia. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará, com estágio de doutorado sandwich na Escola Superior de Enfermagem do Porto-Portugal. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Enfermagem Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Professora Adjunto na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). 

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Publicado

2024-07-26