Aplicação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem no planejamento de estratégias de saúde para a pessoa com diabetes
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e77411Resumo
Objetivo: Esse relato de experiência tem a intenção de promover o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem com uma equipe multiprofissional visando a melhoria do processo de trabalho no cuidado à pessoa com diabetes na Atenção Primária à Saúde (APS), do Sistema Único de Saúde (SUS). Método: A vivência coletiva envolveu as atividades de construção e aplicação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem com a equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), para aprimorar a assistência à pessoa com diabetes. Resultados: Foi possível identificar problemas no processo de trabalho, verificar aquele que a equipe teria governabilidade para intervir e apontar as suas possíveis causas no diagrama de Ishikawa. Conclusão: A Educação Permanente em Saúde Pública amplia o olhar dos profissionais da APS sobre o processo de trabalho ao promover o desenvolvimento de suas capacidades intrínsecas de ação interprofissional da ESF e do NASF. Período: Ocorreu entre maio/2019 a fevereiro/2020.
Referências
ALMEIDA, J. R. S.; BIZERRIL, D. O.; SALDANHA, K. de G. H.; ALMEIDA, M. E. L. Educação Permanente em Saúde: uma estratégia para refletir sobre o processo de trabalho. Revista da ABENO, v.16, n.2, p.7-15, 2016. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/248.DOI: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i2.248. Acesso em: 20 de ago. 2020.
ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. (orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: UNIVILLE, 2003.
ARAÚJO, I. D. T. et al. Atenção à Saúde Bucal de Idosos Institucionalizados na ótica da Gestão e da Atenção Primária. In: Congresso Nacional de Envelhecimento Humano, 2016, Natal. Anais. Campina Grande: Editora Realize, 2016. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/cneh/2016/TRABALHO_EV054_MD2_SA10_ID345_15082016145750.pdf. Acesso em: 20 de ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília: Diário Oficial da União, 2017.
CARVALHO-FILHA, F. S. S.; NOGUEIRA, L. T.; MEDINA, M. G. Avaliação do controle de hipertensão e diabetes na Atenção Básica: perspectiva de profissionais e usuários. Saúde Debate [online], Rio de Janeiro, v.38, n.spe, p. 265-278, out. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/cz7Qw4r6VFqGk5cXT9G5J5j/?lang=pt. DOI: https://doi.org/10.5935/0103-1104.2014S020. Acesso em: 31 de ago. 2020.
COLARES, K. T. P.; OLIVEIRA, W. Metodologias Ativas na formação profissional em saúde: uma revisão. Revista Sustinere, Rio de Janeiro, v.6, n.2, p.300-320, jul-dez. 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/36910. Acesso em: 09 set. 2020.
CUSTODIA, J. F. et al. Práticas didáticas construtivistas: critérios de análise e caracterização. TED, Bogota, n. 33, p.11-35, 2013.
FIORIN, J. M. A. et al. Uso do diagrama de ishikawa associado ao planejamento estratégico: experiência na graduação em enfermagem. Revista UNINGÁ Review, [S.l.], v. 26, n. 3, jun. 2016. Disponível em: http://revista.uninga.br/index.php/uningareviews/article/view/1809. Acesso em: 27 jul. 2021.
FONTBONNE, A. et al. Relações entre os atributos de qualidade de atenção aos usuários hipertensos e diabéticos na Estratégia Saúde da Família e o controle dos fatores prognósticos de complicações. Cadernos Saúde Coletiva [online], Rio de Janeiro, v.26, n.4, p.418-424, nov. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cadsc/a/gbXRg6ZChTNRxktVPDFTzGC/?lang=pt. DOI: https://doi.org/10.1590/1414-462X201800040208. Acesso em: 01 de set. 2020.
GAMA, C. A. P.; GUIMARÃES, D. A.; ROCHA, G. N. G. Diabetes Mellitus e atenção primária: percepção dos profissionais sobre os problemas relacionados ao cuidado oferecido às pessoas com diabetes. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del Rei, v.12, n.3, p.1-16, set-dez. 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-89082017000300013. ISSN 1809-8908. Acesso em: 31 de ago. 2020.
GODOI, B. B.; LEITE, L. F. A. Educação permanente em agentes comunitários de saúde: experiência de um projeto de intervenção. Extensio: R. Eletr. de Extensão. Florianópolis, v.17, n.35, p.138-46. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2020v17n35p138/43033. DOI: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2020v17n35p138. Acesso em: 01 de set. 2020.
LIMA, N. S. et al. Ishikawa Diagram: Causes and Solutions of Hiv Infection in Nursing Professionals Due to Sharps Use. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online, v. 11, n. 3, p. 707, 2019.
MORGADO, José Carlos. Processo de Bolonha e Ensino Superior num mundo globalizado. Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 106, p. 37-62, jan./abr. 2009.
PERES, C.; SILVA, R. F.; BARBA, P. C. S. D. Desafios e potencialidades do processo de educação permanente em saúde. Trab. Educ. Saúde [online], Rio de Janeiro, v.14, n.3, p.783-801, set. 2016. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981- 77462016000300783. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00016. Acesso em: 01 de set. 2020.
PINHEIRO, G. E. W.; AZAMBUJA, M. S.; BONAMIGO, A. W. Facilidades e dificuldades vivenciadas na Educação Permanente em Saúde, na Estratégia Saúde da Família. Saúde Debate, Rio de Janeiro, v.42, n.especial 4, p.187-197, dez. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042018000800187. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-11042018S415. Acesso em: 05 de set. 2020.
RADIGONDA, B. et al. Avaliação do acompanhamento de pacientes adultos com hipertensão arterial e ou diabetes melito pela Estratégia Saúde da Família e identificação de fatores associados, Cambé-PR, Brasil, 2012. Epidemiol. Serv. Saúde [online], Brasília, v.25, n.1, p.115-126, jan-mar. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ress/a/c8V4Z7TFVSHHkdCXhch97by/abstract/?lang=pt. DOI: https://doi.org/10.5123/S1679-49742016000100012. Acesso em: 05 de set. 2020.
RUÉ, Joan. El aprendizaje autónomo en educación superior. Madrid: Narcea, 2009.
SASS, A. et al. Depressão em idosos inscritos no Programa de Controle de hipertensão arterial e diabetes mellitus. Acta Paul. Enferm. [online], São Paulo, v.25, n.1, p.80-85. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/vnQtn7dfmFJMmXyfqgmpTSn/abstract/?lang=pt. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-21002012000100014. Acesso em: 05 de set. 2020.
SILVA, D. F. et al. Causas e Estratégias de Soluções para Hanseníase em Crianças: Diagrama de Ishikawa. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental [Online], v. 11, n. 3, p. 739, 2019.
ZANFERRARI, P. M. et al. Desenvolvimento e aplicação de instrumento administrativo para orientação das pesquisas em telefonoaudiologia. Revista CEFAC, v. 18, n. 2, p. 459–469, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.