Um espectroscópio simples para uso individual

Autores

  • Nilson Marcos Dias Garcia SBF - Brasil
  • Hypolito Jose Kalinowski CEFET - PR

Resumo

A ausência de equipamentos de ótica nos laboratórios didáticos de Física, principalmente pelo custo e dificuldade de aquisição, tem sido um dos elementos dificultadores do desenvolvimento de atividades experimentais nesta área. Visando propor uma alternativa econômica a essa situação e usando um pedaço de CD como elemento difrator devidamente instalado em pequenas caixas plásticas de distribuição usadas em instalações elétricas, o presente artigo descreve, em detalhes, a construção de um espectroscópio, instrumento que permite visualizar e estudar a composição espectral (ou cromática) de um objeto luminoso. Descreve também como transformar o espectroscópio, que permite apenas observação das raias espectrais, num espectrômetro, que permite medir o comprimento de onda de radiações. Complementando a proposta, são feitas indicações de como lâmpadas de fácil aquisição (de neônio e argônio) podem ser utilizadas como lâmpadas espectrais para observação de raias discretas e de como podem ser realizadas as medições para se determinar o comprimento de onda da radiação observada.

Biografia do Autor

Nilson Marcos Dias Garcia, SBF - Brasil

LICENCIADO EM FÍSICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (1973), GRADUADO EM ENGENHARIA DE OPERAÇÃO - CONSTRUÇÃO CIVIL PELO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARANÁ (1981), MESTRE EM ENSINO DE CIÊNCIAS - MODALIDADE FÍSICA PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (1995) E DOUTOR EM EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO (2000).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Hypolito Jose Kalinowski, CEFET - PR

Doutorado em Física pela PUC/RJ em 1984.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Como Citar

Garcia, N. M. D., & Kalinowski, H. J. (2004). Um espectroscópio simples para uso individual. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 21, 332–338. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10022