Métodos de projeção para observação segura de eclipses solares

Autores

  • Norma Teresinha Oliveira Reis Ministério da Educação – MEC Brasília – DF
  • Nilson Marcos Dias Garcia DAFIS/PPGTE Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba – PR
  • Pedro Sérgio Baldessar DAFIS Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba – PR

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n1p81

Palavras-chave:

Eclipses, Método de projeção, Ciências espaciais

Resumo

Apresentamos um estudo sobre eclipses e uma atividade educacional para o nível básico sobre métodos de observação segura do Sol. Este artigo traz, ainda, informações históricas e conceitos científicos acerca de eclipses solares e lunares, bem como conceitos sobre clima espacial. Os eclipses solares são fenômenos astronômicos de rara beleza que chamam a atenção de pessoas de todas as idades. Por isso, é importante conscientizar a respeito dos riscos associados com a exposição direta dos olhos à radiação solar e apresentar métodos para sua observação segura. A observação incauta do Sol pode provocar danos visuais severos, inclusive deficiência visual total. Considerando que a incidência de tais danos aumenta durante a ocorrência de eclipses solares, diferentes métodos de observação foram investigados em termos de riscos, vantagens e desvantagens. Concluiu-se que os métodos de projeção são os mais adequados para a observação segura do Sol. Três aparatos de projeção de baixo custo e fácil montagem são apresentados. Eles permitem a observação segura de eclipses solares, contribuindo, dessa forma, para despertar o interesse de estudantes de nível básico para ciências espaciais e para a educação científico-tecnológica de uma forma geral.

Biografia do Autor

Norma Teresinha Oliveira Reis, Ministério da Educação – MEC Brasília – DF

Nilson Marcos Dias Garcia, DAFIS/PPGTE Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba – PR

Pedro Sérgio Baldessar, DAFIS Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba – PR

Downloads

Publicado

2012-04-17

Edição

Seção

Relatos e propostas de experiências didáticas