Arte, Ciência e Cultura em diálogo com a formação do professor de Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.e101967

Palavras-chave:

Ensino de Física, Arte-Ciência-Cultura, Inovação, Formação de Professores

Resumo

Esta pesquisa se insere no contexto da formação inicial de professores de física, particularmente nas aproximações entre Arte, Ciência e Cultura como meios de refletir sobre possibilidades de um ensino mais humano, contextualizado e integrado ao cotidiano. A partir da disciplina “Arte-Ciência-Cultura e o Ensino de Física” de um curso de licenciatura em Física de uma universidade pública brasileira, buscamos discutir em que medida a aproximação entre estas vertentes pode contribuir para o Ensino de Física (EF), a partir das vozes, relatos e ponderações construídas junto à licenciandos, em uma abordagem de pesquisa teórico-experimental. A metodologia é de natureza qualitativa, com o uso de questionário inicial, acompanhamento de aulas e thinks aloud, com registro em questionário final, contando com 23 participantes. Os dados foram organizados a partir da Análise Textual Discursiva, com a construção de categorias de análise e um metatexto no fim. Dentre os resultados, destacamos a percepção dos licenciandos em entender o aspecto de inovação metodológica como potencial aproximador da física ao cotidiano, capaz de tornar as aulas mais interessantes e interativas. A pesquisa evidenciou que a aproximação entre Arte, Ciência e Cultura é um terreno frutífero para pensar novas possibilidades para o EF, além de ser um importante caminho para (re)pensar a formação inicial de professores.

Biografia do Autor

Pedro Donizete Colombo Junior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Docente na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Pós-doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Doutor em Ensino de Física pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Luana Rodrigues de Araújo, Doutoranda, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Integrante do GENFEC- Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC). Atua com Teatro a mais de 20 anos em espaços informais e não formais de Educação. Pesquisa Teatro e Ciências, Teatro e Educação e Palhaçaria.

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Publicado

2025-05-12

Como Citar

Colombo Junior, P. D., & Araújo, L. R. de. (2025). Arte, Ciência e Cultura em diálogo com a formação do professor de Física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 42(1), 136–173. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.e101967

Edição

Seção

Formação de Professores de Ciências/Física