Metodologias para o ensino de astronomia e Física através da construção de telescópios
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n1p103Resumo
Este trabalho propõe a construção manual de telescópios refletores como ferramenta didática para o ensino de Física e Astronomia. Cada etapa da construção pode ser aliada a conteúdos de óptica geométrica e óptica Física com abordagens diferentes dependendo do nível de ensino com que se trabalha, podendo ser Fundamental, Médio ou de Graduação. Foi possível verificar que a construção de telescópios refletores do tipo newtoniano mostrou ser acessível e facilmente compreendida pelos estudantes de graduação envolvidos no projeto, tornando o aprendizado de Física e outras ciências correlatas motivador e eficiente. Já a construção do telescópio refletor do tipo cassegrain deve ser abordada apenas envolvendo alunos de cursos superiores, pois envolve processos mais complexos na obtenção e análise das superfícies dos espelhos primário e secundário. Além disso, com o desenvolvimento da construção dos aparelhos, teve origem a criação do Grupo de Estudos de Astronomia no Departamento de Física da Unesp, campus de Bauru, onde temas relacionados ao ensino de Astronomia têm sido abordados e discutidos junto a alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio. Concluímos que a utilização dos telescópios junto aos alunos do Ensino Médio e Fundamental tem sido um grande incentivo à contemplação do céu e à compreensão de muitos fenômenos celestes, relacionando-os com conteúdos de Física e também outras ciências, como Matemática, Geografia, Educação Ambiental e Meteorologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >