Metodologias para o ensino de astronomia e Física através da construção de telescópios

Autores

  • Tamara de O. Bernardes UNESP - São Paulo
  • Gustavo Iachel UNESP - São Paulo
  • Rosa Maria Fernandes Scalvi UNESP - São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n1p103

Resumo

Este trabalho propõe a construção manual de telescópios refletores como ferramenta didática para o ensino de Física e Astronomia. Cada etapa da construção pode ser aliada a conteúdos de óptica geométrica e óptica Física com abordagens diferentes dependendo do nível de ensino com que se trabalha, podendo ser Fundamental, Médio ou de Graduação. Foi possível verificar que a construção de telescópios refletores do tipo newtoniano mostrou ser acessível e facilmente compreendida pelos estudantes de graduação envolvidos no projeto, tornando o aprendizado de Física e outras ciências correlatas motivador e eficiente. Já a construção do telescópio refletor do tipo cassegrain deve ser abordada apenas envolvendo alunos de cursos superiores, pois envolve processos mais complexos na obtenção e análise das superfícies dos espelhos primário e secundário. Além disso, com o desenvolvimento da construção dos aparelhos, teve origem a criação do Grupo de Estudos de Astronomia no Departamento de Física da Unesp, campus de Bauru, onde temas relacionados ao ensino de Astronomia têm sido abordados e discutidos junto a alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio. Concluímos que a utilização dos telescópios junto aos alunos do Ensino Médio e Fundamental tem sido um grande incentivo à contemplação do céu e à compreensão de muitos fenômenos celestes, relacionando-os com conteúdos de Física e também outras ciências, como Matemática, Geografia, Educação Ambiental e Meteorologia.

Biografia do Autor

Tamara de O. Bernardes, UNESP - São Paulo

Gustavo Iachel, UNESP - São Paulo

Licenciatura Plena Em Física e Mestrado em Educação Para A Ciência pela UNESP.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Rosa Maria Fernandes Scalvi, UNESP - São Paulo

Licenciatura Em Física pela Universidade de Bauru (1987), mestrado em Física Aplicada pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (2000).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2008-09-01

Como Citar

Bernardes, T. de O., Iachel, G., & Scalvi, R. M. F. (2008). Metodologias para o ensino de astronomia e Física através da construção de telescópios. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 25(1), 103–117. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n1p103

Edição

Seção

Artigos