Motor elétrico de Faraday: uma montagem para museus e laboratórios didáticos
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2009v26n3p478Resumo
Historicamente, pode-se apontar Michael Faraday (1791-1867) como o criador do primeiro “motor” capaz de produzir um movimento contínuo devido à ação de uma corrente elétrica. Na terceira década do século XIX, Faraday apresentou duas versões desse primitivo motor elétrico: uma, com haste móvel e ímã fixo, e outra, com haste fixa e ímã móvel. A primeira é de simples montagem, sendo facilmente encontrada em sites na internet. Por outro lado, a segunda versão necessita de uma corrente contínua bem maior, o que dificulta sua construção. Este trabalho elabora uma montagem das duas versões, adaptada à energia elétrica residencial, que pode ser aproveitada por museus e laboratórios didáticos interessados nesse tipo de demonstração.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >