Um perfil da pesquisa em ensino de Astronomia no Brasil a partir da análise de periódicos de ensino de ciências

Autores

  • Jayme Marrone Júnior UEL-Paraná
  • Rute Helena Trevisan UEL - Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2009v26n3p547

Resumo

Este artigo é o resultado de uma dissertação de mestrado que tem por objetivo descrever o perfil da pesquisa em Ensino de Astronomia no Brasil, por meio da análise dos periódicos de Ensino de Ciências, publicados nos últimos 20 anos. O trabalho é constituído de duas partes: uma quantitativa, cujos dados foram coletados pela seleção de 1772 artigos publicados em periódicos de circulação nacional, e a segunda parte, que corresponde à análise e interpretação de 38 artigos publicados no Caderno Brasileiro de Ensino de Física, onde buscamos elaborar uma visão da área a partir das publicações de seus pesquisadores. Utilizamos a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin como referencial teórico e como técnica de coleta/análise dos dados na primeira parte e, ainda, o conceito de transposição didática de Chevallard na segunda parte, como forma de avaliação dos padrões encontrados nos textos destes periódicos que permitiram reconhecer a visão dos autores sobre a área analisada. Encontramos, no final da análise, uma área ainda em construção, mas com características bem definidas no que tange aos problemas de pesquisa encontrados, à forma como são divulgados e à iniciativa dos pesquisadores em transformar o Ensino de Astronomia em potencial recurso didático.

Biografia do Autor

Jayme Marrone Júnior, UEL-Paraná

Rute Helena Trevisan, UEL - Paraná

Graduação em Física (1974) e mestrado em Física (1979) pela Universidade Estadual de Campinas, e doutorado em Astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1991).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2009-11-10

Como Citar

Júnior, J. M., & Trevisan, R. H. (2009). Um perfil da pesquisa em ensino de Astronomia no Brasil a partir da análise de periódicos de ensino de ciências. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 26(3), 547–574. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2009v26n3p547

Edição

Seção

Artigos