Um perfil da pesquisa em ensino de Astronomia no Brasil a partir da análise de periódicos de ensino de ciências

Jayme Marrone Júnior, Rute Helena Trevisan

Resumo


Este artigo é o resultado de uma dissertação de mestrado que tem por objetivo descrever o perfil da pesquisa em Ensino de Astronomia no Brasil, por meio da análise dos periódicos de Ensino de Ciências, publicados nos últimos 20 anos. O trabalho é constituído de duas partes: uma quantitativa, cujos dados foram coletados pela seleção de 1772 artigos publicados em periódicos de circulação nacional, e a segunda parte, que corresponde à análise e interpretação de 38 artigos publicados no Caderno Brasileiro de Ensino de Física, onde buscamos elaborar uma visão da área a partir das publicações de seus pesquisadores. Utilizamos a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin como referencial teórico e como técnica de coleta/análise dos dados na primeira parte e, ainda, o conceito de transposição didática de Chevallard na segunda parte, como forma de avaliação dos padrões encontrados nos textos destes periódicos que permitiram reconhecer a visão dos autores sobre a área analisada. Encontramos, no final da análise, uma área ainda em construção, mas com características bem definidas no que tange aos problemas de pesquisa encontrados, à forma como são divulgados e à iniciativa dos pesquisadores em transformar o Ensino de Astronomia em potencial recurso didático.


Palavras-chave


Ensino de Astronomia; análise de conteúdo; periódicos

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2009v26n3p547

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >