Assessoria na avaliação do conteúdo de astronomia

Autores

  • Rute Helena Trevisan UEL - Paraná
  • Cleiton Joni Benetti Lattari FEMA - São Paulo
  • João Batista Garcia Canalle UERJ - Rio de Janeiro

Resumo

Atualmente no Brasil os livros didáticos não passam por árbitros na área, e, ao que tudo indica, nem mesmo por uma correção prévia de conteúdo antes da impressão. Como resultado temos aberrações, que muitas vezes chegam a colocar em risco a saúde do estudante (Trevisan, 1995). Durante a Assembléia da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) de Agosto de 1995, a Comissão de Ensino da SAB recomendou que a comunidade astronômica brasileira participasse de maneira mais efetiva como árbitros na área de astronomia, dos livros didáticos utilizados nas redes públicas e privadas de Ensino de Primeiro Grau. Numa tentativa de evitar que se passe às crianças conceitos errados de Astronomia básica, analisamos o conteúdo de astronomia de duas coleções, escolhidas aleatoriamente, das Editoras Ática e Scipione. A Coleção Quero Aprender é da Editora Ática, apresenta quatro volumes (1a à 4a série) e seu autor é Carlos Barros, e somente há conteúdo de astronomia nos volumes 2 e 3. A Coleção Alegria de Saber da Editora Scipione também tem 4 volumes e seus autores são: Lucina Passos, Albani Fonseca e Marta Chaves. O conteúdo de astronomia está nos volumes 2 e 3. Neste trabalho apresentamos os erros mais comuns e repetitivos dos conteúdos de Astronomia destes livros, e suas devidas correções.

Biografia do Autor

Rute Helena Trevisan, UEL - Paraná

Graduação em Física (1974) e mestrado em Física (1979) pela Universidade Estadual de Campinas, e doutorado em Astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1991).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Cleiton Joni Benetti Lattari, FEMA - São Paulo

Graduação em Física pela Faculdade Oswaldo Cruz (1985) e mestrado em Astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1989).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

João Batista Garcia Canalle, UERJ - Rio de Janeiro

Graduação em Física Licenciatura pela faculdade Oswaldo Cruz, graduação em Física Bacharelado pela faculdade Oswaldo Cruz, Mestrado em Astronomia pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Astronomia pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado pela University College London da Inglaterra.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1997-01-01

Como Citar

Trevisan, R. H., Lattari, C. J. B., & Canalle, J. B. G. (1997). Assessoria na avaliação do conteúdo de astronomia. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 14(1), 7–16. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7037

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>