O sistema solar numa representação teatral

Autores

  • João Batista Garcia Canalle UERJ - Rio de Janeiro

Resumo

Durante os cursos de aperfeiçoamento que ministrei, para professores de ensino fundamental da Rede Pública do Município de São Paulo e do Núcleo Regional de Pato Branco, Sudoeste do Paraná, foram desenvolvidas as atividades abaixo descritas, que têm a finalidade de propor uma forma alternativa para se ensinar os movimentos dos planetas, luas e cometas do sistema solar. Inicialmente é apresentado um modo "gráfico" de se visualizar as distâncias dos planetas ao Sol, fazendo-se uso de uma escala apropriada. Utilizando esta escala, pede-se ajuda aos alunos para desenharem círculos sobre uma quadra de esportes. Sobre estes círculos, que representam as órbitas dos planetas, os alunos caminham, correm, giram, etc., mostrando, assim, o sistema solar em movimento. O movimento dos satélites (luas) também é representado. Usando a mesma escala dos círculos, um barbante e duas pequenas estacas, mostramos como desenhar a elipse referente à órbita do cometa Halley. O seu movimento também é representado por um aluno que anda (e corre) sobre esta elipse. Esta ativa participação dos alunos na confecção dos círculos, elipse e movimentação como planetas, luas e cometas é que chamamos de representação teatral. O tema "Sistema Solar" geralmente é abordado na quinta ou sexta série do ensino fundamental, depende da seqüência do currículo elaborado pelas Secretarias de Educação dos Estados. Nos cursos de formação de professores de primeiro grau é ensinado pelos professores de Física. Nestas atividades o professor tem a oportunidade de fazer o aluno participar ativamente de sua aula, tornando-a prática e, como verão, também divertida. Além de astronomia, os alunos também estarão trabalhando, praticamente, com a geometria, ao traçarem no chão, círculos e elipses. Os professores que exercitam o salutar hábito de questionar seus alunos antes de explicar, descobrirão alunos com "explicações intuitivas" das mais absurdas; algumas citarei no texto. Professores de pré-escola que tiveram contato com estas atividades disseram que elas são parcialmente aplicáveis também na pré-escola!

Biografia do Autor

João Batista Garcia Canalle, UERJ - Rio de Janeiro

Graduação em Física Licenciatura pela faculdade Oswaldo Cruz, graduação em Física Bacharelado pela faculdade Oswaldo Cruz, Mestrado em Astronomia pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Astronomia pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado pela University College London da Inglaterra.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1994-01-01

Como Citar

Canalle, J. B. G. (1994). O sistema solar numa representação teatral. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 11(1), 27–32. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7264

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>