Forças entre condutores paralelos de correntes contínuas

Autores

  • João Batista Garcia Canalle UERJ - Rio de Janeiro
  • Rodrigo Moura Colégio de Aplicação da UERJ - Rio de Janeiro

Resumo

Sabemos que correntes contínuas paralelas de mesmo sentido exercem forças de atração entre seus condutores e correntes contínuas paralelas mas opostas exercem forças de repulsão entre seus condutores. Estes são fenômenos bem conhecidos, contudo os experimentos didáticos usuais para mostrar esses efeitos geralmente envolvem altas correntes, transformadores e uma bateria ou um conversor de corrente alternada em corrente contínua, os quais são caros ou difíceis de serem construídos. Neste artigo, apresentamos uma sugestão para se construir um dispositivo capaz de mostrar os efeitos de atração e repulsão de condutores paralelos portadores de correntes contínuas que é muito mais simples do que os tradicionais, pois usa apenas 4 pilhas pequenas, 1 interruptor tipo campainha, arame, condutores, papel alumínio e uma base de madeira.

Biografia do Autor

João Batista Garcia Canalle, UERJ - Rio de Janeiro

Graduação em Física Licenciatura pela faculdade Oswaldo Cruz, graduação em Física Bacharelado pela faculdade Oswaldo Cruz, Mestrado em Astronomia pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Astronomia pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado pela University College London da Inglaterra.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1998-01-01

Como Citar

Canalle, J. B. G., & Moura, R. (1998). Forças entre condutores paralelos de correntes contínuas. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 15(2), 206–209. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6901

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>