Demonstre em aula - Comparação entre os tamanhos dos Planetas e do Sol

Autores

  • João Batista Garcia Canalle UERJ - Rio de Janeiro
  • Inez Aparecida Gonçalves de Oliveira PUC/SP - São Paulo

Resumo

Como é possível dar uma visão concreta do tamanho dos planetas e do Sol aos alunos da pré-escola, do primeiro e segundo graus sem recorrer aos números? Escolhendo uma escala apropriada, representamos o Sol por uma esfera de 80,0 cm de diâmetro e, conseqüentemente, os planetas são representados por esferas com os seguintes diâmetros: Mercúrio (2,9 mm), Vênus (7,0 mm), Terra (7,3 mm), Marte (3,9 mm), Júpiter (82,1 mm), Saturno (69,0 mm), Urano (29,2 mm), Netuno (27,9 mm) e Plutão (1,3 mm). As bolinhas que representam os planetas, construímos com argila ou durepoxi (ou até mesmo usando sementes e frutas). O Sol (80,0 cm), por outro lado, só poder ser representado por uma bexiga de aniversário, de tamanho gigante, enchida na saída do ar de um aspirador de pó, para alegria da criançada e espanto de todos.

Biografia do Autor

João Batista Garcia Canalle, UERJ - Rio de Janeiro

Graduação em Física Licenciatura pela faculdade Oswaldo Cruz, graduação em Física Bacharelado pela faculdade Oswaldo Cruz, Mestrado em Astronomia pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Astronomia pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado pela University College London da Inglaterra.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1994-01-01

Como Citar

Canalle, J. B. G., & Oliveira, I. A. G. de. (1994). Demonstre em aula - Comparação entre os tamanhos dos Planetas e do Sol. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 11(2), 141–144. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7161

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>