Medindo a massa de um ímã durante a sua queda
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n2p289Resumo
Este artigo explora as possibilidades de usos de um experimento lúdico: um ímã em queda vertical no interior de um tubo metálico não ferromagnético. O forte impacto visual aliado à abrangência de fenômenos faz desse experimento uma ferramenta de alto valor didático. A física subjacente ao experimento é explorada de uma forma qualitativa e quantitativa. Os dados tomados no item ensaio são todos simples e passíveis de reprodução no Ensino Médio. Apesar de já conhecido entre divulgadores de ciência, sua vasta gama de conceitos físicos ainda não havia sido reunida com um propósito pedagógico. Por fim, o efeito visual que aguça de forma mais notória a curiosidade das crianças das séries básicas, recebe destaque no item “Um pouco mais de dinâmica – Princípio da Ação e Reação”. Esse é o efeito que, pelo forte apelo visual, serviu como inspiração para a elaboração do artigo. Este impacto visual é obtido quando o ímã cai vagarosamente no interior do tubo e sua massa é medida antes mesmo que ele atinja o prato da balança.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >