Conteúdos de métodos computacionais em material instrucional para o ensino de Física

Michel Emile Marcel Betz, Rejane Maria Ribeiro Teixeira

Resumo


É inegável a necessidade do uso de ferramentas computacionais no ensino de Física desde o nível básico. É aconselhável que se promova o estudo envolvendo ferramentas e métodos computacionais já na formação de professores de Física para a escola de nível básico, como nos cursos de Licenciatura. Pois o fato de os professores não se sentirem confortáveis para incorporar metodologias envolvendo essas ferramentas em sua prática de ensino, muitas vezes se deve à falta ou ao desconhecimento de materiais instrucionais que lhes sirvam de motivação e orientação. Procurou-se, neste trabalho, desenvolver um material instrucional utilizando alguns softwares úteis no ensino da Física, que oferecem recursos interessantes e que estão disponíveis para os sistemas operacionais Linux e Windows. Os principais recursos de cada um dos softwares são apresentados a partir de uma situação-exemplo de Física, que serve como ilustração para demonstrar a sua utilização. O primeiro software apresentado é a planilha eletrônica que possui potencial como ferramenta de cálculo e visualização de resultados em gráficos. A seguir, é estudado o software Modellus, bastante conveniente e poderoso na modelagem de sistemas físicos e na montagem de animações. O material ainda aborda os softwares HotPotatoes, que faculta a elaboração de testes eletrônicos, e CmapTools, dedicado à construção de mapas conceituais. Ao final da apresentação de cada software é sugerido um exercício como uma tarefa a ser realizada. Grande parte do material instrucional aqui apresentado foi utilizado em disciplina de Métodos Computacionais no Ensino de Física ministrada no âmbito do Curso de Especialização a Distância “Física para a Educação Básica” destinado ao aprimoramento da formação de professores atuando na rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Sul e oferecido pela UFRGS na integração com o Sistema Universidade Aberta do Brasil.


Palavras-chave


Métodos computacionais no ensino de Física, Softwares educacionais, Material instrucional.

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p787

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >