Conteúdos de métodos computacionais em material instrucional para o ensino de Física
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29nesp2p787Resumen
É inegável a necessidade do uso de ferramentas computacionais no ensino de Física desde o nível básico. É aconselhável que se promova o estudo envolvendo ferramentas e métodos computacionais já na formação de professores de Física para a escola de nível básico, como nos cursos de Licenciatura. Pois o fato de os professores não se sentirem confortáveis para incorporar metodologias envolvendo essas ferramentas em sua prática de ensino, muitas vezes se deve à falta ou ao desconhecimento de materiais instrucionais que lhes sirvam de motivação e orientação. Procurou-se, neste trabalho, desenvolver um material instrucional utilizando alguns softwares úteis no ensino da Física, que oferecem recursos interessantes e que estão disponíveis para os sistemas operacionais Linux e Windows. Os principais recursos de cada um dos softwares são apresentados a partir de uma situação-exemplo de Física, que serve como ilustração para demonstrar a sua utilização. O primeiro software apresentado é a planilha eletrônica que possui potencial como ferramenta de cálculo e visualização de resultados em gráficos. A seguir, é estudado o software Modellus, bastante conveniente e poderoso na modelagem de sistemas físicos e na montagem de animações. O material ainda aborda os softwares HotPotatoes, que faculta a elaboração de testes eletrônicos, e CmapTools, dedicado à construção de mapas conceituais. Ao final da apresentação de cada software é sugerido um exercício como uma tarefa a ser realizada. Grande parte do material instrucional aqui apresentado foi utilizado em disciplina de Métodos Computacionais no Ensino de Física ministrada no âmbito do Curso de Especialização a Distância “Física para a Educação Básica” destinado ao aprimoramento da formação de professores atuando na rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Sul e oferecido pela UFRGS na integração com o Sistema Universidade Aberta do Brasil.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >