Resfriamento de um corpo: a aquisição automática de dados propiciando discussões conceituais no laboratório didático de Física no ensino médio

Autores

  • Denise Borges Sias CEFET/Pelotas - Rio Grande do Sul
  • Rejane Maria Ribeiro Teixeira UFRGS - Rio Grande do Sul

Resumo

A utilização da aquisição automática de dados nas aulas experimentais de Física em nível médio ainda não é uma realidade nas nossas escolas, porém trata-se de um recurso com grandes potencialidades, não só na busca por uma aprendizagem mais significativa pelo aluno, mas também, como recurso motivador na discussão dos fenômenos físicos. Isto pode ser verificado, neste trabalho, através do relato de algumas atividades experimentais envolvendo a Física Térmica, com a utilização de um sistema de aquisição automática de dados denominado CBL1. As atividades aqui descritas foram realizadas por duas turmas regulares do ensino médio, mostrando sua possibilidade de uso. Primeiramente, é feita uma investigação sobre os principais fatores que influenciam no resfriamento de um corpo. A partir da compreensão pelos alunos das curvas de resfriamento, é realizado um experimento para determinação do calor específico do alumínio e outro para determinação do calor latente de fusão da água.

Biografia do Autor

Denise Borges Sias, CEFET/Pelotas - Rio Grande do Sul

Graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal de Pelotas (1996) e mestrado-profissionalizante em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Rejane Maria Ribeiro Teixeira, UFRGS - Rio Grande do Sul

Graduação em Física Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972) , mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975) , doutorado em Doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1980) e pos-doutorado pela Centre National de la Recherche Scientifique (1994).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-09-02

Como Citar

Sias, D. B., & Teixeira, R. M. R. (2008). Resfriamento de um corpo: a aquisição automática de dados propiciando discussões conceituais no laboratório didático de Física no ensino médio. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 23(3), 361–382. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6267

Edição

Seção

Artigos