Resfriamento de um corpo: a aquisição automática de dados propiciando discussões conceituais no laboratório didático de Física no ensino médio

Denise Borges Sias, Rejane Maria Ribeiro Teixeira

Resumo


A utilização da aquisição automática de dados nas aulas experimentais
de Física em nível médio ainda não é uma realidade nas
nossas escolas, porém trata-se de um recurso com grandes potencialidades,
não só na busca por uma aprendizagem mais significativa
pelo aluno, mas também, como recurso motivador na
discussão dos fenômenos físicos. Isto pode ser verificado, neste
trabalho, através do relato de algumas atividades experimentais
envolvendo a Física Térmica, com a utilização de um sistema de
aquisição automática de dados denominado CBL1. As atividades
aqui descritas foram realizadas por duas turmas regulares do
ensino médio, mostrando sua possibilidade de uso. Primeiramente,
é feita uma investigação sobre os principais fatores que influenciam
no resfriamento de um corpo. A partir da compreensão
pelos alunos das curvas de resfriamento, é realizado um experimento para determinação do calor específico do alumínio e outro
para determinação do calor latente de fusão da água.

Palavras-chave


Laboratório didático; aquisição automática de dados; Física Térmica; teoria da interação social de Vygotsky

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DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
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