Visões de cientistas e atividade científica na obra Ponto de Impacto de Dan Brown: possibilidades de inserção de elementos de História e Filosofia das Ciências

Autores

  • Wilmo Ernesto Francisco Junior Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca
  • Danilo Rosa Andrade Mestrando em Educação, Universidade Federal de Rondônia
  • Nyuara Araújo da Silva Mesquita Instituto de Química, Universidade Federal de Goiás, Campus Samambaia

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v32n1p76

Resumo

Tendo em vista a influência que a literatura pode exercer sobre a vida das pessoas, este trabalho investiga elementos acerca da visão de cientista e atividade científica presentes na obra Ponto de Impacto de Dan Brown. A obra faz emergir múltiplos aspectos para a figura do cientista, sua vida e atividade, permitindo a problematização de características que podem ser consideradas de “senso comum” e de outras perspectivas as quais se aproximam de pensamentos filosóficos mais contemporâneos sobre ciência. A leitura e análise da obra traria, como desdobramento, um mote para inserir elementos da história e filosofia das ciências sob diferentes enfoques. Este trabalho discute apenas alguns elementos possíveis, a partir de excertos da obra, que seriam possibilidades para a discussão tanto no campo da educação em ciências nas escolas quanto na formação de professores de ciências.

Biografia do Autor

Wilmo Ernesto Francisco Junior, Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca

Danilo Rosa Andrade, Mestrando em Educação, Universidade Federal de Rondônia

Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Instituto de Química, Universidade Federal de Goiás, Campus Samambaia

Downloads

Publicado

2015-02-25

Como Citar

Francisco Junior, W. E., Andrade, D. R., & Mesquita, N. A. da S. (2015). Visões de cientistas e atividade científica na obra Ponto de Impacto de Dan Brown: possibilidades de inserção de elementos de História e Filosofia das Ciências. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 32(1), 76–98. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v32n1p76

Edição

Seção

História e Filosofia da Ciência