O ensino de Astronomia: recriando uma esfera celeste didática

Anderson Giovani Trogello, Marcos Cesar Danhoni Neves, Sani de Carvalho Rutz Da Silva

Resumo


Desde os primórdios da humanidade, os eventos da esfera celeste cativam as pessoas. No entanto, em sala de aula, o trabalho com conceitos astronômicos acontece de forma desorganizada e até mesmo exilada nos currículos de ciências, tornando o ensino de Astronomia desconexo com a realidade discente. Assim, o presente trabalho procura abordar os diferentes passos para a construção de uma esfera celeste didática (ECD), com o objetivo de enriquecer o processo de ensino aprendizagem com um recurso instrumental que possibilite a assimilação e a contextualização dos fenômenos astronômicos. São demonstradas ainda as diferentes possibilidades de trabalho didático de uma esfera como esta, explorando sua grande capacidade de síntese e de simulação dos fenômenos astronômicos que interessam ao cotidiano do espaço-tempo.


Palavras-chave


Ensino de Astronomia; Objeto de aprendizagem; Esfera celeste

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n1p223

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >