O ensino de Astronomia: recriando uma esfera celeste didática
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n1p223Resumo
Desde os primórdios da humanidade, os eventos da esfera celeste cativam as pessoas. No entanto, em sala de aula, o trabalho com conceitos astronômicos acontece de forma desorganizada e até mesmo exilada nos currículos de ciências, tornando o ensino de Astronomia desconexo com a realidade discente. Assim, o presente trabalho procura abordar os diferentes passos para a construção de uma esfera celeste didática (ECD), com o objetivo de enriquecer o processo de ensino aprendizagem com um recurso instrumental que possibilite a assimilação e a contextualização dos fenômenos astronômicos. São demonstradas ainda as diferentes possibilidades de trabalho didático de uma esfera como esta, explorando sua grande capacidade de síntese e de simulação dos fenômenos astronômicos que interessam ao cotidiano do espaço-tempo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >