O ensino de Astronomia: recriando uma esfera celeste didática

Autores

  • Anderson Giovani Trogello Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho
  • Marcos Cesar Danhoni Neves Universidade Estadual de Maringá
  • Sani de Carvalho Rutz Da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n1p223

Resumo

Desde os primórdios da humanidade, os eventos da esfera celeste cativam as pessoas. No entanto, em sala de aula, o trabalho com conceitos astronômicos acontece de forma desorganizada e até mesmo exilada nos currículos de ciências, tornando o ensino de Astronomia desconexo com a realidade discente. Assim, o presente trabalho procura abordar os diferentes passos para a construção de uma esfera celeste didática (ECD), com o objetivo de enriquecer o processo de ensino aprendizagem com um recurso instrumental que possibilite a assimilação e a contextualização dos fenômenos astronômicos. São demonstradas ainda as diferentes possibilidades de trabalho didático de uma esfera como esta, explorando sua grande capacidade de síntese e de simulação dos fenômenos astronômicos que interessam ao cotidiano do espaço-tempo.

Biografia do Autor

Anderson Giovani Trogello, Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho

Graduado em Ciências Biológicas (UNIOESTE - 2008) com mestrado em Ensino de Ciências e Tecnologia (UTFPR - 2013), atualmente desenvolve trabalhos na área de ensino de Astronomia junto ao Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho de Foz do Iguaçu - PR.

Marcos Cesar Danhoni Neves, Universidade Estadual de Maringá

Sani de Carvalho Rutz Da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Downloads

Publicado

2014-09-26

Como Citar

Trogello, A. G., Danhoni Neves, M. C., & Da Silva, S. de C. R. (2014). O ensino de Astronomia: recriando uma esfera celeste didática. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 32(1), 223–245. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n1p223

Edição

Seção

Atividades experimentais no ensino de Física