Explorando mágicas em aulas de Física

Anderson Coser Gaudio

Resumo


Os vídeos postados no YouTube podem ser muito úteis em sala de aula, independentemente da área de conhecimento. Na área de Física, existe farto material esperando apenas que os professores saibam o que fazer com eles. Neste trabalho, apresentamos um relato de como utilizamos vídeos de números de mágica como material pedagógico auxiliar em aulas de Física. Como o objetivo da mágica é desafiar um princípio ou uma lei natural, torna-se interessante seu uso com o objetivo de tentar desvendar seu segredo de forma científica. Para ilustrar a aplicação desta estratégia, usamos uma apresentação do mágico Dynamo, realizada em Londres, em que ele caminha tranquilamente sobre as águas do rio Tâmisa. Uma vez superada a surpresa da ilusão, os alunos são conduzidos pelo professor a tentar obter uma explicação fisicamente plausível para o segredo da mágica. Para levar a cabo esta tarefa, seguimos os passos do chamado método científico em sua forma tradicionalmente definida nos livros escolares. Os resultados obtidos são muito positivos, uma vez que se observa claramente o engajamento dos alunos na busca pela explicação correta. Essa estratégia é recomendada para uso nas aulas de Física do ensino médio e dos semestres iniciais de cursos universitários.


Palavras-chave


Mágica; Ilusionismo; Estratégia de ensino; Aula de Física; Aprendizagem significativa

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n2p483

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >