Ensino de matéria e radiação no ensino médio com o auxílio de simuladores interativos
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p915Resumo
A física moderna e contemporânea como matéria de conhecimento no nível médio da educação básica tem sido defendida por diversos autores, mas apesar dos avanços tecnológicos e científicos, poucos estudos têm sido realizados na utilização de computadores e outras mídias no ensino de alguns temas dessa área. Neste trabalho utilizamos junto a duas turmas do ensino médio da rede pública algumas maneiras de fazer uso do computador e de simuladores interativos para uma melhor compreensão de alguns fenômenos físicos nessa área. Realizamos nossas análises a partir da perspectiva sócio-interativa de Vygotsky. Foram explorados os tópicos de espectroscopia, radioatividade e física nuclear usando as simulações interativas desenvolvidas pelo projeto Physics Educational Technology (PhET) da Universidade do Colorado. Concluímos que o uso de tais simuladores interativos auxilia no processo de ensino de tais tópicos, ajudando em sua compreensão e despertando o interesse dos estudantes para o tema.
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