Ensino de matéria e radiação no ensino médio com o auxílio de simuladores interativos

Autores

  • Antonio Augusto Soares Departamento de Física, Química e Matemática, Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba
  • Letícia Estevão Moraes Graduanda do curso de Licenciatura em Física, Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba
  • Franciéle Gonçalves Oliveira Graduanda do curso de Licenciatura em Física, Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p915

Resumo

A física moderna e contemporânea como matéria de conhecimento no nível médio da educação básica tem sido defendida por diversos autores, mas apesar dos avanços tecnológicos e científicos, poucos estudos têm sido realizados na utilização de computadores e outras mídias no ensino de alguns temas dessa área. Neste trabalho utilizamos junto a duas turmas do ensino médio da rede pública algumas maneiras de fazer uso do computador e de simuladores interativos para uma melhor compreensão de alguns fenômenos físicos nessa área. Realizamos nossas análises a partir da perspectiva sócio-interativa de Vygotsky. Foram explorados os tópicos de espectroscopia, radioatividade e física nuclear usando as simulações interativas desenvolvidas pelo projeto Physics Educational Technology (PhET) da Universidade do Colorado. Concluímos que o uso de tais simuladores interativos auxilia no processo de ensino de tais tópicos, ajudando em sua compreensão e despertando o interesse dos estudantes para o tema.

Biografia do Autor

Antonio Augusto Soares, Departamento de Física, Química e Matemática, Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba

Bacharel em Física pela Universidade Estadual de São Paulo, campus Rio Claro, Mestre em Física pela Universidade Estadual de Campinas, Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas. Professor adjunto 3 no campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos. Coordenador do curso de Licenciatura em Física e professor e orientador do curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF).

Letícia Estevão Moraes, Graduanda do curso de Licenciatura em Física, Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba

Graduanda (formanda) no curso de Licenciatura em Física, Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba, SP.

Franciéle Gonçalves Oliveira, Graduanda do curso de Licenciatura em Física, Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba

Graduanda (formanda) no curso de Licenciatura em Física, Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba, SP.

Downloads

Publicado

2015-06-09

Como Citar

Soares, A. A., Moraes, L. E., & Oliveira, F. G. (2015). Ensino de matéria e radiação no ensino médio com o auxílio de simuladores interativos. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 32(3), 915–933. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p915

Edição

Seção

Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem de Física

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)