Usando as tecnologias da informação no ensino de Física: o blog da Lua

Autores

  • Antonio Augusto Soares Departamento de Física, Química e Matemática, Universidade Federal de São Carlos, Campus de Sorocaba
  • Renato Rodrigues Medina Mestrando no Mestrado Nacional Profissionalizante em Ensino de Física, Departamento de Física, Química e Matemática, Universidade Federal de São Carlos, Campus de Sorocaba
  • Ariovaldo Carboni Mestrando no Mestrado Nacional Profissionalizante em Ensino de Física, Departamento de Física, Química e Matemática, Universidade Federal de São Carlos, Campus de Sorocaba
  • Farley William Costa Mestrando no Mestrado Nacional Profissionalizante em Ensino de Física, Departamento de Física, Química e Matemática, Universidade Federal de São Carlos, Campus de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n3p1094

Palavras-chave:

Ensino de Física, Tecnologias da Informação Aplicada ao Ensino, Blog

Resumo

Os recursos tecnológicos dos quais dispomos em nosso dia a dia exigem que repensemos nossas atuações enquanto professores e trabalhemos no sentido de fazer bom uso desses recursos em nossas atividades profissionais, isto é, na docência. Isso se mostra ainda mais marcante quando nos referimos ao ensino da física, principal responsável pelas bases e desenvolvimento de tais recursos. Neste trabalho apresentamos os resultados de um estudo de caso onde construímos e utilizamos um blog, com conteúdos relacionados à Lua, junto a diferentes turmas do ensino médio regular. Partindo de uma análise qualitativa das observações feitas pelos professores das turmas e de um teste aplicado aos estudantes, concluímos que o uso dessa ferramenta leva a um maior protagonismo por parte dos estudantes no estudo do tema aqui abordado, contribuindo no processo ensino-aprendizagem de tópicos sobre a Lua e suas propriedades físicas.

Biografia do Autor

Antonio Augusto Soares, Departamento de Física, Química e Matemática, Universidade Federal de São Carlos, Campus de Sorocaba

Bacharel em Física pela UNESP campus Rio Claro, Mestre em Física pela UNICAMP, Doutor em Ciências pela UNICAMP. Professor adjunto 3 no campus de Sorocaba da UFSCar. Chefe do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM) e professor e orientador do curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF).

Renato Rodrigues Medina, Mestrando no Mestrado Nacional Profissionalizante em Ensino de Física, Departamento de Física, Química e Matemática, Universidade Federal de São Carlos, Campus de Sorocaba

Mestrando no Mestrado Nacional Profissionalizante em Ensino de Física - MNPEF

Ariovaldo Carboni, Mestrando no Mestrado Nacional Profissionalizante em Ensino de Física, Departamento de Física, Química e Matemática, Universidade Federal de São Carlos, Campus de Sorocaba

Mestrando no Mestrado Nacional Profissionalizante em Ensino de Física - MNPEF

Farley William Costa, Mestrando no Mestrado Nacional Profissionalizante em Ensino de Física, Departamento de Física, Química e Matemática, Universidade Federal de São Carlos, Campus de Sorocaba

Mestrando no Mestrado Nacional Profissionalizante em Ensino de Física - MNPEF

Downloads

Publicado

2016-12-15

Edição

Seção

Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem de Física