Usando as tecnologias da informação no ensino de Física: o blog da Lua

Antonio Augusto Soares, Renato Rodrigues Medina, Ariovaldo Carboni, Farley William Costa

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n3p1094

Os recursos tecnológicos dos quais dispomos em nosso dia a dia exigem que repensemos nossas atuações enquanto professores e trabalhemos no sentido de fazer bom uso desses recursos em nossas atividades profissionais, isto é, na docência. Isso se mostra ainda mais marcante quando nos referimos ao ensino da física, principal responsável pelas bases e desenvolvimento de tais recursos. Neste trabalho apresentamos os resultados de um estudo de caso onde construímos e utilizamos um blog, com conteúdos relacionados à Lua, junto a diferentes turmas do ensino médio regular. Partindo de uma análise qualitativa das observações feitas pelos professores das turmas e de um teste aplicado aos estudantes, concluímos que o uso dessa ferramenta leva a um maior protagonismo por parte dos estudantes no estudo do tema aqui abordado, contribuindo no processo ensino-aprendizagem de tópicos sobre a Lua e suas propriedades físicas.


Palavras-chave


Ensino de Física; Tecnologias da Informação Aplicada ao Ensino; Blog

Texto completo:

PDF/A


 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >