Módulos temáticos virtuais: uma proposta pedagógica para o ensino de ciências e o uso das TICs

Autores

  • Geraldo Fernandes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • António Rodrigues Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa
  • Carlos Ferreira Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p934

Palavras-chave:

Ensino de Ciências por Investigação, Módulos Temáticos Virtuais, Tecnologias da Informação e Comunicação, Objetos Virtuais de Aprendizagem

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de apresentar uma proposta pedagógica para promover o Ensino de Ciências através da Investigação (ENCI), por meio de Módulos Temáticos Virtuais (MTVs). Para o desenvolvimento da proposta, levámos em consideração quatro princípios articulados com as tecnologias de informação e comunicação (TICs): 1) Conteúdo de Ciências por Temas; 2) Uso de repositórios, objetos de aprendizagem e outros recursos digitais; 3) Ensino investigativo; e 4) O papel do professor e o uso de tecnologias digitais. A nossa ideia é fornecer um ponto de partida para a construção e a implementação de uma abordagem didática alicerçada no ENCI, e mediada pelas TIC, para a aprendizagem de Ciências. Esta proposta pedagógica, com base nos princípios do MTV, busca favorecer a argumentação dos participantes (escrita e oral), por meio do estímulo do professor/mediador, principalmente durante o levantamento de hipóteses e as interações realizadas com os recursos digitais.

Biografia do Autor

Geraldo Fernandes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, MG.

António Rodrigues, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa

Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Carlos Ferreira, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa

Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Downloads

Publicado

2015-10-23

Edição

Seção

Objetos de Aprendizagem, Recursos Digitais e Virtuais sobre o Ensino de Física