Os fundamentos essenciais da argumentação no ensino de Ciências: um estudo a partir das unidades, elementos taxonômicos e qualidade do argumento

Autores

  • Geraldo Fernandes Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri http://orcid.org/0000-0002-1337-1236
  • António M. Rodrigues Laboratório de Pedagogia, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa e UIDEF, Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
  • Carlos A. Ferreira Faculdade de Motricidade Humana, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n3p1020

Resumo

Este estudo tem por objetivo compreender as discussões argumentativas estabelecidas por crianças durante o desenvolvimento de Atividades de Investigação no Ensino de Ciências (AIEC). Para isso, elaboramos dois instrumentos de análise da argumentação. O primeiro, denominado de Elementos Taxonômicos da Argumentação Científica (ETAC), procura caracterizar a estrutura e a progressão do argumento e o segundo, denominado de Qualidade do Argumento Modificado, visa hierarquizar o argumento em diferentes níveis. Para exemplificar o uso desses instrumentos, foi analisado o argumento de crianças e jovens em uma oficina que trabalhou com conceitos de Física sobre o “Voo dos Aviões”. Como resultado, as categorias evidenciadas pelos ETACs não podem ser pensadas como unidades isoladas e autônomas, mas sim num continuum de evolução, caracterizando-se em movimentos discursivos do mais simples ao mais complexo.

Biografia do Autor

Geraldo Fernandes, Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Prof. de Ensino de Ciências e Ensino de Física do Departamento de Ciências Biológicas (DCBio) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa, Portugal.

António M. Rodrigues, Laboratório de Pedagogia, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa e UIDEF, Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Professor Auxiliar do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL) em Portugal e doutor em Ciências da Educação pela UTL. Desenvolve pesquisas em Educação e Formação de Professores no Laboratório de Pedagogia da FMH da UL e na Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação da UL.

Carlos A. Ferreira, Faculdade de Motricidade Humana, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Professor auxiliar do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL) em Portugal e doutor em Métodos Matemáticos pela Universidade Técnica de Lisboa. Diretor do Centro de Informática da FMH e coordenador do programa de mestrado EUROMIME (European Master’s in engineering media for education) e coordenador Adjunto do Mestrado em Ciências da Educação da FMH da UL.

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Publicado

2018-12-18

Como Citar

Fernandes, G., Rodrigues, A. M., & Ferreira, C. A. (2018). Os fundamentos essenciais da argumentação no ensino de Ciências: um estudo a partir das unidades, elementos taxonômicos e qualidade do argumento. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 35(3), 1020–1059. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n3p1020

Edição

Seção

Bases Teóricas e Metodológicas do Ensino de Física mediadas por TICs