Os fundamentos essenciais da argumentação no ensino de Ciências: um estudo a partir das unidades, elementos taxonômicos e qualidade do argumento

Geraldo Fernandes, António M. Rodrigues, Carlos A. Ferreira

Resumo


Este estudo tem por objetivo compreender as discussões argumentativas estabelecidas por crianças durante o desenvolvimento de Atividades de Investigação no Ensino de Ciências (AIEC). Para isso, elaboramos dois instrumentos de análise da argumentação. O primeiro, denominado de Elementos Taxonômicos da Argumentação Científica (ETAC), procura caracterizar a estrutura e a progressão do argumento e o segundo, denominado de Qualidade do Argumento Modificado, visa hierarquizar o argumento em diferentes níveis. Para exemplificar o uso desses instrumentos, foi analisado o argumento de crianças e jovens em uma oficina que trabalhou com conceitos de Física sobre o “Voo dos Aviões”. Como resultado, as categorias evidenciadas pelos ETACs não podem ser pensadas como unidades isoladas e autônomas, mas sim num continuum de evolução, caracterizando-se em movimentos discursivos do mais simples ao mais complexo.

Palavras-chave


Argumentação científica; Ensino de Ciências por Investigação; Elementos Taxonômicos da Argumentação Científica

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n3p1020

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
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