Experimento de condução térmica com e sem uso de sensores e Arduino

Autores

  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo
  • Álvaro Becker da Rosa Universidade de Passo Fundo
  • Marco Antonio Trentin Universidade de Passo Fundo
  • Alisson Cristian Giacomelli Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n1p292

Palavras-chave:

Condução de Calor, Experimentos de Física com Arduino, Ensino de Física

Resumo

Este trabalho constitui-se no relato da realização de uma atividade experimental envolvendo o conteúdo de condução de calor. O principal objetivo é servir como material de apoio para que professores, tanto de Ensino Médio como de Ensino Superior, possam reproduzir a experiência com os seus alunos. Primeiramente foram feitas algumas considerações importantes sobre o fenômeno de transmissão de calor por condução. Na sequência, foi apresentada uma proposta de roteiro para a construção do equipamento com materiais alternativos e de baixo custo. A realização da atividade experimental foi dividida em duas partes: na primeira, foram utilizados termômetros convencionais para a realização das medidas de temperatura; na segunda, foram inseridos os sensores de temperatura e a placa Arduino, e o experimento foi assistido pelo PC. Por meio dessas atividades, foi possível perceber as vantagens e limitações do uso dessas tecnologias na realização do experimento, assim como fazer uma projeção do emprego desse método para outros experimentos envolvendo medidas de temperatura.

Biografia do Autor

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Professora e Pesquisador na Área de Ensino de Física na Universidade de Passo Fundo.

Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

Doutora em Educação Científica e Tecnológica.

Álvaro Becker da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Engenheiro Mecânico, Mestre em Engenharia Biomédica, Docente da Área e Curso de Física.

Marco Antonio Trentin, Universidade de Passo Fundo

Dotuor em Informática Educativa, Bacharel em Ciência da Computação, Docente do Programa de Pós-graduação em  Ensino de Ciências e Matemática.

Alisson Cristian Giacomelli, Universidade de Passo Fundo

Graduação em Física, Especialista em Ensino de Física, Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática.

Downloads

Publicado

2016-04-25

Edição

Seção

Atividades experimentais no ensino de Física