Construção de um pêndulo com ímã e bobina destinado ao ensino do eletromagnetismo
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n2p909Resumo
Este artigo tem como objetivo descrever a construção de um equipamento didático, com base em materiais de fácil obtenção e manipulação, que pode ser utilizado no ensino de fenômenos relacionados à Lei de Faraday-Lenz. O dispositivo foi denominado de Pêndulo Indutor e constitui-se de um ímã que oscila sobre uma bobina. LEDs ligados à bobina auxiliam na percepção da tensão induzida, bem como na visualização dos diferentes sentidos da corrente. Trata-se de uma montagem simples e de baixo custo que poderá ser reproduzida nas escolas de ensino médio para o uso em atividades experimentais. Ao longo do texto, são apresentados os passos para a construção do dispositivo e são fornecidas sugestões para sua utilização. Por meio deste artigo, espera-se contribuir para a área de Ensino de Física, apresentando uma alternativa para a abordagem da Lei de Faraday-Lenz.
Referências
BONJORNO, J. R. et al. Física: Eletromagnetismo – Física Moderna. 3. ed. São Paulo: FTD, 2016.
BORGES, D. Diodo Emissor de Luz – LED. FronteiraTec. 2013. Disponível em: <http://fronteiratec.com/blog/diodo-emissor-de-luz-led/>. Acesso em: 20 mai. 2020.
BRASIL. PCN+ Ensino Médio. Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2002.
DARROZ, L. M.; ROSA, C. T. W. da; ROSA, A. B. Experimentos simples para visualização dos fenômenos de difração e interferência da luz. Revista Thema, v. 13, n. 2, p. 18-26, 2016.
FILHO, A. G.; TOSCANO, C. Física: interação e tecnologia. 2. ed. São Paulo: Leya, 2016. v. 3.
HALLIDAY, D. Fundamentos de Física: Eletromagnetismo. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010. v. 3.
HODSON, D. Experiments in science and science teaching. Educational Philosophy and Theory, v. 20, n. 2, p. 53-66, 1988.
LAIA, A. S. et al. Uma prática experimental alternativa para o estudo quantitativo de indução eletromagnética no Ensino Médio. Experiências em Ensino de Ciências, v. 12, n. 5, p. 211-222, 2017.
NEVES, J. H. M. Uso de experimentos, confeccionados com materiais alternativos, no processo de ensino e aprendizagem de Física: lei de Hooke. 2015. 57 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente.
PAULA, A. G.; VIANNA, D. M. Levitação eletrodinâmica: o ensino de Física, baseado no enfoque CTS, na discussão para a melhoria da qualidade do ar. Física na Escola, v. 8, n. 1, p. 35-39, 2007.
PIMENTEL, J. R.; ZUMPANO, V. H. Demonstre em aula: correntes de Foucault exploradas com um disco rígido de computador. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 25, n. 1, p. 160-167, 2008.
ROSA, C. T. W. da. A experimentação como estratégia de ação no ensino de Física: da história às novas tendências. In: ROSA, C. T. W.; MARASINI, S. M.; MISTURA, C. M. Reflexões pedagógicas: cenários de iniciação à docência. Subprojetos Física – Matemática – Química. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2014. p. 19-23.
ROSA, C. T. W. da et al. Atividade experimental para demonstração dos fenômenos da reflexão, refração e reflexão total. Rencima, v. 4, n. 1, p. 75-85, 2013.
SOUZA, P. V. S.; SILVA, C. J. V.; BALTHAZAR, W. F. O arrasto magnético e as correntes de Foucault: um experimento de baixo custo com vídeo-análise. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, n. 2, p. e20180257-12, 2019.
ZANARDI, D. C.; SOGA, D.; MURAMATSU, M. Medindo a massa de um ímã durante a sua queda. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. 2, p. 289-312, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >