Eventos metacognitivos presentes nas falas de estudantes do ensino médio durante uma intervenção didática em Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.98030

Palavras-chave:

Metacognição, Manifestações Metacognitivas, Estratégias Metacognitivas

Resumo

O objetivo do estudo está em identificar e classificar eventos metacognitivos em estudantes do ensino médio, durante a realização de um conjunto de atividades didáticas durante disciplina de Física em uma escola pública estadual no interior do Rio Grande do Sul. A classificação dos eventos tem por referência o entendimento de metacognição associada ao estudo de Rosa (2011) e por meio da transcrição das falsas de quatro estudantes durante seis episódios de ensino, identifica a presença inicialmente dos eventos metacognitivos e, na sequência, procede sua classificação. Como resultado, o estudo aponta para a presença desses elementos no decorrer das atividades de ensino e menciona que os vinculados a componente do controle executivo e autorregulador são os mais frequentes. Todavia, o estudo ressalta a importância da tomada de consciência como elemento que permite avaliar o conhecimento e enaltece que o processo de avaliação, último elemento metacognitivo, é o que permite refletir sobre o modo como ocorre a ação executiva. Por fim, os achados mostram que nem sempre é possível encaixar a manifestação dos estudantes em um elemento metacognitivo específico, enfatizando que esses elementos se mesclam e alternam de modo que um elemento pode ser contemplado juntamente com outro, trazendo a perspectiva de que é necessário analisar o conjunto das ações dos estudantes e verificar se em algum momento esses elementos estiveram presentes. Por fim, o estudo indica novas possibilidades de pesquisa a partir dos dados analisados.

Biografia do Autor

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado na Universidad de Burgos – Espanha; Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação; Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática; Professora do Curso de Física-L; Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS.

Marivane de Oliveira Biazus, Universidade de Passo Fundo

Graduação em Física, Especialização em Física, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e Doutorado em Educação. Professora do curso de Física-L  na Universidade de Passo Fundo e na rede de educação básica pública e privada.

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação em Ciências (UFRGS); Mestre em Ensino de Física (UFRGS); Licenciatura em Matemática (UPF); Licenciatura em Física (UFSM); Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação; Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática; Professor do Curso de Física-L; Universidade de Passo Fundo, RS.

Referências

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicología Educativa: un punto de vista cognoscitivo. 2. ed. Cidade do México: Editorial Trillas, 1983.

AVARGIL, S.; LAVI, R.; DORI, Y. J. Students’ Metacognition and Metacognitive Strategies in Science Education. In: DORI, Y. J.; MEVARECH, Z.; BAKER, D. (Eds.). Cognition, Metacognition, and Culture in STEM Education. Springer: Cham, Switzerland, 2018. p. 33-64.

BIAZUS, M. de O. Estratégias metacognitivas no ensino de Física: análise de uma intervenção didática no ensino médio. 2021. 277f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo.

BIAZUS, M. de O.; ROSA, C. T. W. da. Material Didático: Estratégias Metacognitivas em Tópicos de Hidrostática. Produto Educacional, Passo Fundo, 2022.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BOSZKO, C. Diários de aprendizagem e os processos metacognitivos: estudos envolvendo professores de física em formação inicial. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.

BOSZKO, C.; ROSA, C. T. W. da; DELORD, G. C. C. Os estudos de John Dewey e o construto da metacognição: revisitando estudos e tecendo aproximações. Revista Espaço Pedagógico, v. 30, p. e14767, 2023.

BRANSFORD, J. D.; BROWN, A. L.; COCKING, R. R. How people learn. Washington, DC: National Academy Press, 2000.

BROWN, A. L. Knowing when, where, and how to remember: a problem of metacognition. In: GLASER, R. (Ed.). Advances in instructional psychology. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1978. v. 1. p. 77-165.

BROWN, A. L. Metacognition, executive control, self-regulation, and other more mysterious mechanisms. In: WEINERT, F. E.; KLUWE, R. H. (Eds.). Metacognition, motivation and understanding. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1987, p. 65-116.

CHEN, W.; ALLEN, C. Concept mapping: providing assessment of, for, and as learning. Medical Science Educator, v. 27, p. 149-153, 2017.

EFKLIDES, A. The role of metacognitive experiences in the learning process. Psicothema, v. 21, n. 1, p. 76-82, 2009.

FLAVELL, J. H. Metacognition and cognitive monitoring: a new area of cognitive – developmental inquiry. American Psychologist, v. 34, n. 10, p. 906-911, 1979.

FLAVELL, J. H.; WELLMAN, H. M. Metamemory. In: KAIL, R. V.; HAGEN, J. W. (Eds.) Perspectives on the development of memory and cognition. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbsum Associates, 1977. p. 3-33.

GHIGGI, C. Estratégias metacognitivas na resolução de problemas em Física. 2017. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo.

HATTIE, J. Visible learning: A synthesis of over 800 meta-analyses relating to achievement. New York: Routledge, 2009.

JOST, J. T.; KRUGLANSKI, A. W.; NELSON, T. O. Social metacognition: An expansionist review. In: METCALFE, J. (Ed.) Metacognition. New York: Psychology Press, 2013. p. 137-154.

MIDLEJ, J. Os diários reflexivos e os processos metacognitivos na práxis educacional de aprender. Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, Ano II n. 3 p. 49-61, 2004.

MONEREO, C. La enseñanza estratégica: enseñar para la autonomía. In: MONEREO, C. Ser estratégico y autónomo aprendiendo. Barcelona: Graó, 2001. p. 11-27.

NATIONAL RESEARCH COUNCIL et al. How people learn: Brain, mind, experience, and school. Expanded edition. National Academies Press, 2000.

OTERO, J.; GALLÁSTEGUI, J. R. Knowledge gaps on objects about which little is known: Lack of knowledge leads to questioning on basic levels of an ontological branch. Learning and Individual Differences, v. 45, p. 193-198, 2016. https://doi.org/10.1016/j.lindif.2015.11.009

PEIXOTO, M. de A. P.; BRANDÃO, M. A. G.; SANTOS, G. dos. Metacognição e tecnologia educacional simbólica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 31, p. 67-80, 2007.

PÉREZ, G. Metacognición social en las clases de biología. Revista Espaço Pedagógico, v. 30, p. e14385, 2023

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. p. 46-76.

POZO, J.; MATEOS, M. del M. Aprender a aprender: Hacia una gestión autónoma y metacognitiva del aprendizaje. In: POZO, J. I.; ECHEVERRÍA, M. del P. P. (Coord.). Psicología del aprendizaje universitario: La formación en competencias. Madrid: Morata, 2009. p. 54-69.

RIBEIRO, C. de A. G. Estratégias metacognitivas para leitura e compreensão de textos: avaliação de uma proposta no contexto do ensino de Física. 2021. 120f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo.

ROSA, C. T. W. A metacognição e as atividades experimentais no ensino de Física. 2011. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

ROSA, C. T. W.; MENESES, J. Metacognição e ensino de Física: revisão de pesquisas associadas a intervenções didáticas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 2, p. 581-608, 2018.

ROSA, C. T. W.; CORRÊA, N. N. G.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. de M. Metacognição e seus 50 anos: uma breve história da evolução do conceito. Revista Educar Mais, v. 4, n. 3, p. 703-721, 2020.

ROSA, C. T. W.; CORRÊA, N. N. G.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. de M. Metacognição e seus 50 anos: cenários e perspectivas para o ensino de Ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 4, n. 1, p. 267-291, 2021.

SANTOS, A. C.; ROSA, C. T. W. Metacognição e as Atividades Experimentais em Ciências: Análise da Produção em Periódicos Estrangeiros. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 21, p. e27016, 2021.

SMITH, F. X.; WAS, C. A. Knowledge monitoring calibration: individual differences in sensitivity and specificity as predictors of academic achievement. Educational Sciences: Theory & Practice, v. 19, n. 4, p. 80-87, 2019.

SOARES, C. Sei o que sei e o que não sei? O potencial metacognitivo associado à utilização de vídeos curtos em aulas de Física. 2021. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo.

TARRICONE, P. The Taxonomy of Metacognition. East Sussex: Psychology Press, 2011.

THOMAS, G. P. Changing the metacognitive orientation of a classroom environment to stimulate metacognitive reflection regarding the nature of physics learning. International Journal of Science Education, v. 35, n. 7, p. 1183-1207, 2013. https://dx.doi.org/10.1080/09500693.2013.778438

VEENMAN, M. V. J.; VAN HOUT-WOLTERS, B. H. A. M.; AFFLERBACH, P. Metacognition and learning: Conceptual and methodological considerations. Metacognition and Learning, v. 1, n. 1, p. 3-14, 2006.

ROSA, C. T. W.; OTERO, J. Influence of source credibility on students’ noticing and assessing comprehension obstacles in science texts. International Journal of Science Education, v. 40, n. 13, p. 1653-1668, 2018.

ZHENG, X.-L.; GU, X.-Y.; LAI, W.-H.; TU, Y.-F.; HWANG, G.-J.; WANG, F. Development of the social metacognition inventory for online collaborative argumentation: construct validity and reliability. Educational technology research and development, v. 71, p. 949-9713, 2023.

ZOHAR, A.; BARZILAI, S. A review of research on metacognition in science education: current and future directions. Studies in Science Education, v. 49, n. 2, p. 121-169, 2013.

Downloads

Publicado

2025-05-12

Como Citar

Rosa, C. T. W. da, Biazus, M. de O., & Darroz, L. M. (2025). Eventos metacognitivos presentes nas falas de estudantes do ensino médio durante uma intervenção didática em Física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 42(1), 41–65. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.98030

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física