Eventos metacognitivos presentes nas falas de estudantes do ensino médio durante uma intervenção didática em Física
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2025.98030Palavras-chave:
Metacognição, Manifestações Metacognitivas, Estratégias MetacognitivasResumo
O objetivo do estudo está em identificar e classificar eventos metacognitivos em estudantes do ensino médio, durante a realização de um conjunto de atividades didáticas durante disciplina de Física em uma escola pública estadual no interior do Rio Grande do Sul. A classificação dos eventos tem por referência o entendimento de metacognição associada ao estudo de Rosa (2011) e por meio da transcrição das falsas de quatro estudantes durante seis episódios de ensino, identifica a presença inicialmente dos eventos metacognitivos e, na sequência, procede sua classificação. Como resultado, o estudo aponta para a presença desses elementos no decorrer das atividades de ensino e menciona que os vinculados a componente do controle executivo e autorregulador são os mais frequentes. Todavia, o estudo ressalta a importância da tomada de consciência como elemento que permite avaliar o conhecimento e enaltece que o processo de avaliação, último elemento metacognitivo, é o que permite refletir sobre o modo como ocorre a ação executiva. Por fim, os achados mostram que nem sempre é possível encaixar a manifestação dos estudantes em um elemento metacognitivo específico, enfatizando que esses elementos se mesclam e alternam de modo que um elemento pode ser contemplado juntamente com outro, trazendo a perspectiva de que é necessário analisar o conjunto das ações dos estudantes e verificar se em algum momento esses elementos estiveram presentes. Por fim, o estudo indica novas possibilidades de pesquisa a partir dos dados analisados.
Referências
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicología Educativa: un punto de vista cognoscitivo. 2. ed. Cidade do México: Editorial Trillas, 1983.
AVARGIL, S.; LAVI, R.; DORI, Y. J. Students’ Metacognition and Metacognitive Strategies in Science Education. In: DORI, Y. J.; MEVARECH, Z.; BAKER, D. (Eds.). Cognition, Metacognition, and Culture in STEM Education. Springer: Cham, Switzerland, 2018. p. 33-64.
BIAZUS, M. de O. Estratégias metacognitivas no ensino de Física: análise de uma intervenção didática no ensino médio. 2021. 277f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo.
BIAZUS, M. de O.; ROSA, C. T. W. da. Material Didático: Estratégias Metacognitivas em Tópicos de Hidrostática. Produto Educacional, Passo Fundo, 2022.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BOSZKO, C. Diários de aprendizagem e os processos metacognitivos: estudos envolvendo professores de física em formação inicial. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.
BOSZKO, C.; ROSA, C. T. W. da; DELORD, G. C. C. Os estudos de John Dewey e o construto da metacognição: revisitando estudos e tecendo aproximações. Revista Espaço Pedagógico, v. 30, p. e14767, 2023.
BRANSFORD, J. D.; BROWN, A. L.; COCKING, R. R. How people learn. Washington, DC: National Academy Press, 2000.
BROWN, A. L. Knowing when, where, and how to remember: a problem of metacognition. In: GLASER, R. (Ed.). Advances in instructional psychology. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1978. v. 1. p. 77-165.
BROWN, A. L. Metacognition, executive control, self-regulation, and other more mysterious mechanisms. In: WEINERT, F. E.; KLUWE, R. H. (Eds.). Metacognition, motivation and understanding. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1987, p. 65-116.
CHEN, W.; ALLEN, C. Concept mapping: providing assessment of, for, and as learning. Medical Science Educator, v. 27, p. 149-153, 2017.
EFKLIDES, A. The role of metacognitive experiences in the learning process. Psicothema, v. 21, n. 1, p. 76-82, 2009.
FLAVELL, J. H. Metacognition and cognitive monitoring: a new area of cognitive – developmental inquiry. American Psychologist, v. 34, n. 10, p. 906-911, 1979.
FLAVELL, J. H.; WELLMAN, H. M. Metamemory. In: KAIL, R. V.; HAGEN, J. W. (Eds.) Perspectives on the development of memory and cognition. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbsum Associates, 1977. p. 3-33.
GHIGGI, C. Estratégias metacognitivas na resolução de problemas em Física. 2017. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo.
HATTIE, J. Visible learning: A synthesis of over 800 meta-analyses relating to achievement. New York: Routledge, 2009.
JOST, J. T.; KRUGLANSKI, A. W.; NELSON, T. O. Social metacognition: An expansionist review. In: METCALFE, J. (Ed.) Metacognition. New York: Psychology Press, 2013. p. 137-154.
MIDLEJ, J. Os diários reflexivos e os processos metacognitivos na práxis educacional de aprender. Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, Ano II n. 3 p. 49-61, 2004.
MONEREO, C. La enseñanza estratégica: enseñar para la autonomía. In: MONEREO, C. Ser estratégico y autónomo aprendiendo. Barcelona: Graó, 2001. p. 11-27.
NATIONAL RESEARCH COUNCIL et al. How people learn: Brain, mind, experience, and school. Expanded edition. National Academies Press, 2000.
OTERO, J.; GALLÁSTEGUI, J. R. Knowledge gaps on objects about which little is known: Lack of knowledge leads to questioning on basic levels of an ontological branch. Learning and Individual Differences, v. 45, p. 193-198, 2016. https://doi.org/10.1016/j.lindif.2015.11.009
PEIXOTO, M. de A. P.; BRANDÃO, M. A. G.; SANTOS, G. dos. Metacognição e tecnologia educacional simbólica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 31, p. 67-80, 2007.
PÉREZ, G. Metacognición social en las clases de biología. Revista Espaço Pedagógico, v. 30, p. e14385, 2023
POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. p. 46-76.
POZO, J.; MATEOS, M. del M. Aprender a aprender: Hacia una gestión autónoma y metacognitiva del aprendizaje. In: POZO, J. I.; ECHEVERRÍA, M. del P. P. (Coord.). Psicología del aprendizaje universitario: La formación en competencias. Madrid: Morata, 2009. p. 54-69.
RIBEIRO, C. de A. G. Estratégias metacognitivas para leitura e compreensão de textos: avaliação de uma proposta no contexto do ensino de Física. 2021. 120f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo.
ROSA, C. T. W. A metacognição e as atividades experimentais no ensino de Física. 2011. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
ROSA, C. T. W.; MENESES, J. Metacognição e ensino de Física: revisão de pesquisas associadas a intervenções didáticas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 2, p. 581-608, 2018.
ROSA, C. T. W.; CORRÊA, N. N. G.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. de M. Metacognição e seus 50 anos: uma breve história da evolução do conceito. Revista Educar Mais, v. 4, n. 3, p. 703-721, 2020.
ROSA, C. T. W.; CORRÊA, N. N. G.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. de M. Metacognição e seus 50 anos: cenários e perspectivas para o ensino de Ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 4, n. 1, p. 267-291, 2021.
SANTOS, A. C.; ROSA, C. T. W. Metacognição e as Atividades Experimentais em Ciências: Análise da Produção em Periódicos Estrangeiros. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 21, p. e27016, 2021.
SMITH, F. X.; WAS, C. A. Knowledge monitoring calibration: individual differences in sensitivity and specificity as predictors of academic achievement. Educational Sciences: Theory & Practice, v. 19, n. 4, p. 80-87, 2019.
SOARES, C. Sei o que sei e o que não sei? O potencial metacognitivo associado à utilização de vídeos curtos em aulas de Física. 2021. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo.
TARRICONE, P. The Taxonomy of Metacognition. East Sussex: Psychology Press, 2011.
THOMAS, G. P. Changing the metacognitive orientation of a classroom environment to stimulate metacognitive reflection regarding the nature of physics learning. International Journal of Science Education, v. 35, n. 7, p. 1183-1207, 2013. https://dx.doi.org/10.1080/09500693.2013.778438
VEENMAN, M. V. J.; VAN HOUT-WOLTERS, B. H. A. M.; AFFLERBACH, P. Metacognition and learning: Conceptual and methodological considerations. Metacognition and Learning, v. 1, n. 1, p. 3-14, 2006.
ROSA, C. T. W.; OTERO, J. Influence of source credibility on students’ noticing and assessing comprehension obstacles in science texts. International Journal of Science Education, v. 40, n. 13, p. 1653-1668, 2018.
ZHENG, X.-L.; GU, X.-Y.; LAI, W.-H.; TU, Y.-F.; HWANG, G.-J.; WANG, F. Development of the social metacognition inventory for online collaborative argumentation: construct validity and reliability. Educational technology research and development, v. 71, p. 949-9713, 2023.
ZOHAR, A.; BARZILAI, S. A review of research on metacognition in science education: current and future directions. Studies in Science Education, v. 49, n. 2, p. 121-169, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.

Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >
