Astronomia: uma proposta para promover a aprendizagem significativa de conceitos básicos de Astronomia na formação de professores em nível médio
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n1p104Resumo
Apresenta-se, no presente artigo, o processo de elaboração e desenvolvimento de uma proposta didática sobre conceitos básicos de Astronomia. Essa proposta, que buscou construir um caminho pedagógico para a ocorrência da aprendizagem significativa dos conceitos abordados, foi desenvolvida no âmbito de um curso de extensão a um grupo de treze estudantes concluintes do curso de formação de professores em nível médio de uma escola pública da cidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul. Inicialmente desenvolveu-se a metodologia de ensino a partir das concepções da teoria da aprendizagem significativa. Os indícios da aprendizagem significativa foram obtidos por meio de instrumentos de pesquisa e avaliação, como mapas conceituais e representações dos conteúdos estudados, onde os estudantes transpuseram os assuntos abordados em novos contextos. Os resultados obtidos nos questionários de verificação da aprendizagem alcançaram um alto índice de acertos. Através dos registros dos encontros e das representações por desenhos dos conceitos, observou-se que os estudantes compreenderam genuinamente os assuntos abordados. Através dos mapas conceituais, os estudantes foram capazes de estabelecer uma diferenciação progressiva e uma reconciliação integrativa dos conceitos. Assim, concluiu-se que uma metodologia que leve em consideração o que o estudante já sabe é fundamental para desenvolver nele o prazer pela ciência, a construção de significado e a valorização do que está sendo aprendido.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >