Astronomia: uma proposta para promover a aprendizagem significativa de conceitos básicos de Astronomia na formação de professores em nível médio

Luiz Marcelo Darroz, Flávia Maria Teixeira dos Santos

Resumo


Apresenta-se, no presente artigo, o processo de elaboração e desenvolvimento de uma proposta didática sobre conceitos básicos de Astronomia. Essa proposta, que buscou construir um caminho pedagógico para a ocorrência da aprendizagem significativa dos conceitos abordados, foi desenvolvida no âmbito de um curso de extensão a um grupo de treze estudantes concluintes do curso de formação de professores em nível médio de uma escola pública da cidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul. Inicialmente desenvolveu-se a metodologia de ensino a partir das concepções da teoria da aprendizagem significativa. Os indícios da aprendizagem significativa foram obtidos por meio de instrumentos de pesquisa e avaliação, como mapas conceituais e representações dos conteúdos estudados, onde os estudantes transpuseram os assuntos abordados em novos contextos. Os resultados obtidos nos questionários de verificação da aprendizagem alcançaram um alto índice de acertos. Através dos registros dos encontros e das representações por desenhos dos conceitos, observou-se que os estudantes compreenderam genuinamente os assuntos abordados. Através dos mapas conceituais, os estudantes foram capazes de estabelecer uma diferenciação progressiva e uma reconciliação integrativa dos conceitos. Assim, concluiu-se que uma metodologia que leve em consideração o que o estudante já sabe é fundamental para desenvolver nele o prazer pela ciência, a construção de significado e a valorização do que está sendo aprendido.

 


Palavras-chave


Aprendizagem significativa; Astronomia; Ensino de física; Ensino de ciências na Educação Básica; Formação de professores

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n1p104

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >