Astronomia: uma proposta para promover a aprendizagem significativa de conceitos básicos de Astronomia na formação de professores em nível médio

Autores

  • Luiz Marcelo Darroz Universidade de Passo Fundo
  • Flávia Maria Teixeira dos Santos Departamento de Ensino e Currículo – UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n1p104

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, Astronomia, Ensino de física, Ensino de ciências na Educação Básica, Formação de professores

Resumo

Apresenta-se, no presente artigo, o processo de elaboração e desenvolvimento de uma proposta didática sobre conceitos básicos de Astronomia. Essa proposta, que buscou construir um caminho pedagógico para a ocorrência da aprendizagem significativa dos conceitos abordados, foi desenvolvida no âmbito de um curso de extensão a um grupo de treze estudantes concluintes do curso de formação de professores em nível médio de uma escola pública da cidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul. Inicialmente desenvolveu-se a metodologia de ensino a partir das concepções da teoria da aprendizagem significativa. Os indícios da aprendizagem significativa foram obtidos por meio de instrumentos de pesquisa e avaliação, como mapas conceituais e representações dos conteúdos estudados, onde os estudantes transpuseram os assuntos abordados em novos contextos. Os resultados obtidos nos questionários de verificação da aprendizagem alcançaram um alto índice de acertos. Através dos registros dos encontros e das representações por desenhos dos conceitos, observou-se que os estudantes compreenderam genuinamente os assuntos abordados. Através dos mapas conceituais, os estudantes foram capazes de estabelecer uma diferenciação progressiva e uma reconciliação integrativa dos conceitos. Assim, concluiu-se que uma metodologia que leve em consideração o que o estudante já sabe é fundamental para desenvolver nele o prazer pela ciência, a construção de significado e a valorização do que está sendo aprendido.

 

Biografia do Autor

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Ensino de Física (UFRGS);

Especialista em Física (UPF);

Licenciado em Matemática (UPF);

Professor e coordenador do curso de Física - L da UPF.

Flávia Maria Teixeira dos Santos, Departamento de Ensino e Currículo – UFRGS

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Publicado

2013-04-15

Edição

Seção

Relatos e propostas de experiências didáticas