Contribuições de um programa de iniciação à docência para o desenvolvimento profissional do professor de Física

Autores

  • Luiz Marcelo Darroz Universidade de Passo Fundo
  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n1p138

Resumo

Este texto apresenta os resultados de uma investigação realizada com egressos de um curso de formação de professores de Física sobre a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) para sua atuação profissional. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como corpus 35 egressos do curso de Física da Universidade de Passo Fundo, RS, que participaram do programa durante sua formação acadêmica. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário composto de sete questões abertas. A análise dos dados seguiu os procedimentos indicados pela análise de conteúdo, apresentados por Laurence Bardin (2001). Os resultados indicam que o Pibid tem contribuído de modo significativo para a formação do professor de Física da região e caracteriza-se como um programa de educação inovador nesse campo no Brasil, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

Biografia do Autor

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação em Ciências (UFRGS);Mestre em Ensino de Física (UFRGS);Especialista em Física (UPF);Licenciado em Física (UFSM);Licenciado em Matemática (UPF);Professor da área de Física da UPF; Coordenador do curso Física Licenciatura da UPF; Professor permanente do Programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo; Coordenador Institucional do Pibid/UPF.

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnológica (UFSC); Mestra em EDUCAÇÃO (UPF); Especialista em Física (UPF); Especialista em Matemática (UPF); Licenciada em Matemática (UPF); Professora da área de Física da UPF; Professora permanente do Programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo.

Downloads

Publicado

2018-04-25

Como Citar

Darroz, L. M., & Rosa, C. T. W. da. (2018). Contribuições de um programa de iniciação à docência para o desenvolvimento profissional do professor de Física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 35(1), 138–158. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n1p138

Edição

Seção

Formação inicial e continuada do professor de Física