Contribuições de um programa de iniciação à docência para o desenvolvimento profissional do professor de Física

Luiz Marcelo Darroz, Cleci Teresinha Werner da Rosa

Resumo


Este texto apresenta os resultados de uma investigação realizada com egressos de um curso de formação de professores de Física sobre a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) para sua atuação profissional. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como corpus 35 egressos do curso de Física da Universidade de Passo Fundo, RS, que participaram do programa durante sua formação acadêmica. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário composto de sete questões abertas. A análise dos dados seguiu os procedimentos indicados pela análise de conteúdo, apresentados por Laurence Bardin (2001). Os resultados indicam que o Pibid tem contribuído de modo significativo para a formação do professor de Física da região e caracteriza-se como um programa de educação inovador nesse campo no Brasil, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.


Palavras-chave


Pibid/Física; Ex-bolsistas de Iniciação à Docência; Formação de Professores

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n1p138

 


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