Estratégias metacognitivas para leitura de textos científicos: avaliação de um modelo utilizado em aulas virtuais síncronas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e84219

Palavras-chave:

Estratégias Metacognitivas, Ensino de Ciências, Proposta Didática, Metacognição

Resumo

O presente estudo investiga o uso de estratégias metacognitivas para leitura de textos científicos associadas ao ensino de Ciências/Física, analisando a sua contribuição para alterar a consciência metacognitiva dos estudantes e a viabilidade didática de seu uso em sala de aula. O modelo estruturado se diferencia dos presentes na literatura por incluir momentos explícitos de tomada de consciência dos sujeitos sobre seus próprios conhecimentos, agregando-os à operação de controlar e regular a própria compreensão. O proposto no estudo foi aplicado em uma turma de nono ano do ensino fundamental no interior do Rio Grande do Sul, envolvendo cinco encontros remotos síncronos e a leitura de três textos científicos. Como instrumentos para produção dos dados foram utilizados um teste envolvendo a consciência metacognitiva dos estudantes, aplicado no início e ao final das atividades; entrevistas semiestruturadas com esses mesmos estudantes; e registros de uma das pesquisadoras em seu diário de bordo. Os resultados sugerem que o modelo de estratégias metacognitivas de leitura se revela pertinente na medida em que possibilita aos estudantes um processo de tomada de consciência sobre seus próprios conhecimentos, oportuniza planejar e avaliar as ações visando atingir o objetivo de compreensão do texto, além de propiciar o envolvimento dos estudantes com a atividade de leitura e com a aprendizagem dos conhecimentos específicos em discussão.

Biografia do Autor

Cássia de Andrade Gomes Ribeiro, Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Passo Fundo; Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Passo Fundo; Graduada em Física (L) na Universidade de Passo Fundo.

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina; Professora e Pesquisadora na Área de Ensino de Física na Universidade de Passo Fundo. Atualmente é docente permanente e Coordenadora do Programa de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado e Doutorado Profissional) e docente permanente e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado Acadêmico), ambos da Universidade de Passo Fundo - UPF. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Cientifica e Tecnológica - GruPECT, investigando as seguintes temáticas associadas aos processos de ensino e aprendizagem: Metacognição, Afetividade, Aprendizagem Significativa, Alfabetização Científica, Ensino por Investigação e Ensino por Indagação. Coordena convênios internacionais e integra a Red Internacional de Investigación em Ensenãnza de las Ciencias - RIEC. 

 

Alana Neto Zoch, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Química Industrial e Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e doutorado em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (1999), com formação na área de síntese orgânica. É professora titular da Universidade de Passo Fundo-RS, atuando na área de Química dos Produtos Naturais, Biocombustíveis e Ensino de Ciências. Atualmente é professora no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

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Publicado

2022-08-15

Como Citar

Ribeiro, C. de A. G., Rosa, C. T. W. da, & Zoch, A. N. (2022). Estratégias metacognitivas para leitura de textos científicos: avaliação de um modelo utilizado em aulas virtuais síncronas. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 39(2), 381–410. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e84219

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física