Concepções de estudantes do Ensino Médio sobre os conceitos de média e dispersão de dados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n1p51

Palavras-chave:

Ensino de Física, Atividades Experimentais, Análise de Dados

Resumo

Este trabalho investiga como um grupo de estudantes do Ensino Médio lida com dados no laboratório de Física. Em particular, como eles representam o melhor valor de uma medida e quais significados eles atribuem ao cálculo do valor médio como uma das formas de se apresentar o valor mais representativo de um conjunto de dados experimentais. Avalia também a evolução na capacidade dos estudantes em julgar a qualidade dos dados, levando-se em consideração a dispersão dos valores dos conjuntos. Ao todo, 250 estudantes do 1º ano do Ensino Médio participaram de pelo menos uma das etapas da pesquisa, que consistiu na aplicação de dois testes, um no início e outro no final do ano letivo. A comparação dos resultados do pré e do pós-teste indica, para o grupo de alunos pesquisado, certa sofisticação na forma de representação de dados experimentais e acerca dos significados atribuídos aos construtos relacionados. Com base nos resultados obtidos, são discutidas as implicações educacionais e propostas novas possibilidades de pesquisa na área. 

Biografia do Autor

Alessandro Damásio Trani Gomes, Departamento de Ciências Naturais, Universidade Federal de São João del-Rei

Possui graduação em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), graduação em Engenharia de Controle e Automação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Ciências Naturais da Universidade Federal de São João del-Rei em regime de Dedicação Exclusiva.

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Publicado

2016-04-25

Edição

Seção

Pesquisa em Ensino de Física