Percepção de estudantes sobre desenhos de testes experimentais
Resumo
Neste trabalho, examinamos a habilidade de estudantes em reconhecer testes experimentais adequados e consistentes e o efeito do conhecimento prévio sobre ela. Participaram da pesquisa 122 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental e 78 do 2º ano do Ensino Médio. Os estudantes avaliaram a adequação de dois conjuntos de esquemas experimentais para testar o efeito de uma variável independente sobre outra dependente. Os resultados obtidos mostram que estudantes mais velhos e com maior escolaridade apresentam um domínio maior de uma estratégia adequada de controle de variáveis. Encontramos também dependência desta habilidade cognitiva com relação ao fenômeno explorado e ao modo como ele é apresentadoDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >