Percepção de estudantes sobre desenhos de testes experimentais

Antônio Tarciso Borges, Alessandro Damásio Trani Gomes

Resumo


Neste trabalho, examinamos a habilidade de estudantes em reconhecer
testes experimentais adequados e consistentes e o efeito do
conhecimento prévio sobre ela. Participaram da pesquisa 122
estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental e 78 do 2º ano do Ensino
Médio. Os estudantes avaliaram a adequação de dois conjuntos de
esquemas experimentais para testar o efeito de uma variável
independente sobre outra dependente. Os resultados obtidos mostram
que estudantes mais velhos e com maior escolaridade apresentam um
domínio maior de uma estratégia adequada de controle de variáveis.
Encontramos também dependência desta habilidade cognitiva com
relação ao fenômeno explorado e ao modo como ele é apresentado

Palavras-chave


Experimentação; atividades investigativas; controle de variáveis

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DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
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