Modelos mentais de eletromagnetismo

Autores

  • Antônio Tarciso Borges UFMG - Minas Gerais

Resumo

Modelos mentais são empregados correntemente em diversas áreas do conhecimento. A diversidade de usos de tal construção envolve não apenas diferentes definições do conceito, mas também pressupostos e compromissos. Este trabalho discute os usos e pressupostos envolvidos no conceito de modelo mental em algumas áreas, e relata um estudo que procurou identificar os modelos mentais de eletricidade, de magnetismo e de eletromagnetismo usados por estudantes iniciando e concluindo o segundo grau, professores de física, engenheiros e profissionais de áreas relacionadas com eletricidade que não tiveram treinamento formal. Foram identificados quatro modelos de eletricidade, cinco modelos de magnetismo e três modelos de eletromagnetismo. Os modelos de eletricidade destacam a natureza da corrente elétrica. Os modelos de magnetismo enfatizam dois aspectos: o que é que produz magnetismo em um ímã e como se dá a interação entre ímãs e outros objetos. Os modelos de eletromagnetismo explicam a origem do magnetismo em eletroímãs.

Biografia do Autor

Antônio Tarciso Borges, UFMG - Minas Gerais

Bacharelado e Licentiatura em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977, 1978), Mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982) e Doutorado em Educação em Ciências - University of Reading (1996).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1998-01-01

Como Citar

Borges, A. T. (1998). Modelos mentais de eletromagnetismo. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 15(1), 7–31. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6968

Edição

Seção

Artigos