O entendimento dos estudantes sobre energia no início do ensino médio
Resumo
Energia é uma das idéias centrais dos currículos de ciências na educação básica. A literatura sobre o tema é extensa, mas pouco esclarecedora. O tema é considerado como difícil de ser ensinado e aprendido, por ser usado em várias disciplinas que enfatizam usos e aspectos distintos do conceito. A idéia de energia é também amplamente utilizada na linguagem cotidiana, confundindo-se com idéias como as de força e potência. A aprendizagem do significado de energia em Física requer abstração e conhecimentos específicos de suas várias áreas, como mecânica, eletricidade, termodinâmica. Este trabalho relata parte de uma pesquisa desenvolvida no escopo de um projeto mais amplo, em que desenhamos uma seqüência didática para o ensino de energia para estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública. Desenvolvemos um ambiente de aprendizagem para auxiliar os estudantes a explicitarem e revisarem seus modelos de energia , incentivando o trabalho em grupo e discussões em sala de aula. Aqui analisamos apenas os modelos de energia dos estudantes que identificamos na fase preliminar à intervenção que desenvolvemos e implementamos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >