Percepção de estudantes sobre desenhos de testes experimentais

Autores

  • Antônio Tarciso Borges UFMG - Minas Gerais
  • Alessandro Damásio Trani Gomes UFMG - Minas Gerais

Resumo

Neste trabalho, examinamos a habilidade de estudantes em reconhecer testes experimentais adequados e consistentes e o efeito do conhecimento prévio sobre ela. Participaram da pesquisa 122 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental e 78 do 2º ano do Ensino Médio. Os estudantes avaliaram a adequação de dois conjuntos de esquemas experimentais para testar o efeito de uma variável independente sobre outra dependente. Os resultados obtidos mostram que estudantes mais velhos e com maior escolaridade apresentam um domínio maior de uma estratégia adequada de controle de variáveis. Encontramos também dependência desta habilidade cognitiva com relação ao fenômeno explorado e ao modo como ele é apresentado

Biografia do Autor

Antônio Tarciso Borges, UFMG - Minas Gerais

Bacharelado e Licentiatura em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977, 1978), Mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982) e Doutorado em Educação em Ciências - University of Reading (1996).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Alessandro Damásio Trani Gomes, UFMG - Minas Gerais

Graduação em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) , graduação em Engenharia de Controle e Automação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002) , mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e aperfeicoamento em Graduação Sanduíche - Eletrotechnik pela Technische Universitat Hamburg Harburg (2001).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2005-01-01

Como Citar

Borges, A. T., & Gomes, A. D. T. (2005). Percepção de estudantes sobre desenhos de testes experimentais. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 22(1), 71–94. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6394

Edição

Seção

Artigos