Atividades experimentais e o ensino de Física para os anos iniciais do Ensino Fundamental: análise de um programa formativo para professores

Grazielle Rodrigues Pereira, Livia Mascarenhas de Paula, Kely Cristina Marciano Soares, Lilian Mascarenhas de Paula, Robson Coutinho-Silva

Resumo


Os avanços da Ciência e da Tecnologia são de grande importância para a modernização da sociedade e se faz necessário a introdução dos primeiros conceitos científicos desde os anos iniciais de escolarização, visando fomentar na criança o interesse por assuntos relacionados à Ciência. Nesse sentido, no presente trabalho investigamos a inserção do ensino de Física junto aos anos iniciais do ensino fundamental, bem como avaliamos os resultados da introdução de módulos de Física em um programa formativo para professores dos anos iniciais sobre suas práticas docentes. Nos módulos de Física foram empregadas diferentes metodologias que consistiram em realização de atividades experimentais, debates e grupos de discussão. Participaram deste estudo 41 docentes, que foram sujeitos às técnicas para avaliação; questionário, grupo focal, fotografias e observação participante. Depois da análise dos dados, constatamos a ausência de temas relativos à Física durante as aulas de Ciências, com o predomínio do ensino da Língua Portuguesa e Matemática em detrimento do ensino de Ciências. Após a participação dos docentes no programa formativo, verificamos mudanças profícuas na prática dos mesmos, que em massa passaram a introduzir o ensino de Ciências/Física nas suas aulas. Ademais, seus alunos foram motivados intrinsecamente, despertando assim o interesse dessas crianças por assuntos relativos ao ensino da Física. Por fim, este trabalho nos possibilitou desconstruir as concepções dos professores acerca da impossibilidade de se ensinar Física para a criança, bem como apontou para a necessidade de ampliação na oferta de programas formativos nas áreas de Ciências para os anos iniciais da formação básica.


Palavras-chave


Ensino de Física; Anos iniciais do Ensino Fundamental; Formação continuada de professores

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n2p579

 


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