1, 2, 3 Gravando: registrando o áudio com qualidade em sala de aula

Autores

  • Alex Bellucco Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville
  • David William Cordeiro Marcondes Mestrando do programa de Pós-Graduação em Física, UDESC, Joinville

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n2p641

Palavras-chave:

Pesquisa Qualitativa, Videogravações, Registro de Dados

Resumo

O registro do áudio com qualidade aceitável em videogravações, que serão usadas nas pesquisas sobre os processos de ensino-aprendizagem em sala de aula, apresenta-se como um grande obstáculo à pesquisa em educação. Nesse trabalho, apresentamos um aparatado que visa minimizar essa dificuldade – o microfone boundary baseado no microfone de zona de pressão Crow (PZM). Descrevemos como construí-lo, além disso, explicamos ainda como montar um pré-amplificador para ampliar o sinal do microfone e, também, uma fonte regulada para prover a alimentação desses aparatos. As gravações obtidas com esses equipamentos apresentam uma qualidade bastante superior às obtidas com os microfones convencionais, potencializando as investigações que se valem desse tipo de registro.

Biografia do Autor

Alex Bellucco, Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville

DFIS-UDESC-CCT

Doutor em Educação - Ensino de Ciências e Matemática

David William Cordeiro Marcondes, Mestrando do programa de Pós-Graduação em Física, UDESC, Joinville

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Publicado

2016-09-08

Edição

Seção

Atividades experimentais no ensino de Física