Uma proposta de sequência de ensino investigativa sobre quantidade de movimento, sua conservação e as leis de Newton

Autores

  • Alex Bellucco Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Anna Maria Pessoa de Carvalho Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n1p30

Resumo

Com o intuito de contribuir para a melhoria do ensino de física, que passa por uma crise refletida pela ínfima procura por cursos de ciências exatas, apresentamos uma proposta de Sequência de Ensino Investigativa (SEI) planejada para o desenvolvimento de situações argumentativas, ou seja, atividades essenciais no processo de aprendizagem. Inicialmente mostramos as características específicas (ou campo dependentes) da argumentação científica que pretendemos potencializar: seriação, classificação e organização de informações, levantamento e teste de hipóteses, justificativa, explicação, previsão, abdução, dedução, indução, raciocínio lógico e proporcional. Em seguida discutimos o que constitui tal proposta de ensino, envolvendo a formulação de um problema e a elaboração de hipóteses a partir das concepções dos estudantes para sua resolução, chegando à passagem da linguagem cotidiana para a científica. Por fim, expomos a sequência de atividades. Focamos em um tema pouco abordado nas turmas de nível médio, que é a quantidade de movimento e sua conservação, e fundamentado neste estudo, introduzimos atividades para o ensino das leis de Newton. Propomos o uso de experimentos investigativos, questões e problemas abertos e textos ao longo das aulas.

Biografia do Autor

Alex Bellucco, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Universidade do Estado de Santa Catarina

FEUSP e UDESC-CCT

Anna Maria Pessoa de Carvalho, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

EDM - FEUSP

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Publicado

2013-11-25

Como Citar

Bellucco, A., & Carvalho, A. M. P. de. (2013). Uma proposta de sequência de ensino investigativa sobre quantidade de movimento, sua conservação e as leis de Newton. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 31(1), 30–59. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n1p30

Edição

Seção

Relatos e propostas de experiências didáticas

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