Linguagem e o ensino de física na escola fundamental
Resumo
Neste trabalho, procuramos acompanhar o comportamento de um grupo de alunos, tomando como representante uma de suas componentes, Marília, durante uma atividade em que buscávamos saber se alunos da segunda série do Ensino Fundamental seriam capazes de aprender tópicos de Física através, exclusivamente, da narrativa. Optamos por centralizar nossa atenção em uma só aluna para poder, através dela, perceber com mais detalhes e melhor observar tanto sua evolução como a de seu grupo, seja por meio de suas falas individuais, seja no diálogo com os colegas do grupo, seja durante a exposição de suas idéias para toda a turma. Para isso, usamos uma historia infantil com conteúdos de Física Tão simples e tão úteis (Barbosa Lima, 1997) especialmente escrita com esta finalidade e que apresenta cinco máquinas simples: o sarilho, a tesoura, a alavanca, o plano inclinado e o carrinho de mão. Vamos acompanhar os passos de Marília e seu grupo durante a atividade alavanca, quando, depois de terem lido a história junto com sua turma, resolveram, através do diálogo, um exercício de raciocínio que, após solucionado, foi socializado com toda a turma.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >