Linguagem e o ensino de física na escola fundamental

Autores

  • Maria Conceição Barbosa Lima UERJ - Rio de Janeiro
  • Anna Maria Pessoa de Carvalho USP - São Paulo

Resumo

Neste trabalho, procuramos acompanhar o comportamento de um grupo de alunos, tomando como representante uma de suas componentes, Marília, durante uma atividade em que buscávamos saber se alunos da segunda série do Ensino Fundamental seriam capazes de aprender tópicos de Física através, exclusivamente, da narrativa. Optamos por centralizar nossa atenção em uma só aluna para poder, através dela, perceber com mais detalhes e melhor observar tanto sua evolução como a de seu grupo, seja por meio de suas falas individuais, seja no diálogo com os colegas do grupo, seja durante a exposição de suas idéias para toda a turma. Para isso, usamos uma historia infantil com conteúdos de Física Tão simples e tão úteis (Barbosa Lima, 1997) especialmente escrita com esta finalidade e que apresenta cinco máquinas simples: o sarilho, a tesoura, a alavanca, o plano inclinado e o carrinho de mão. Vamos acompanhar os passos de Marília e seu grupo durante a atividade alavanca, quando, depois de terem lido a história junto com sua turma, resolveram, através do diálogo, um exercício de raciocínio que, após solucionado, foi socializado com toda a turma.

Biografia do Autor

Anna Maria Pessoa de Carvalho, USP - São Paulo

Graduação em licenciatura e bacharelado em Física pela USP, doutorado em Educação pela FEUSP.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2003-01-01

Como Citar

Lima, M. C. B., & Carvalho, A. M. P. de. (2003). Linguagem e o ensino de física na escola fundamental. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 20(1), 86–97. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6567

Edição

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