As atividades de conhecimento físico: um exemplo relativo à sombra

Autores

  • Anna Maria Pessoa de Carvalho USP - São Paulo
  • Maria Elisa Rezende Gonçalves USP - São Paulo

Resumo

A idéia de sombra é utilizada na explicação de vários fenômenos freqüentemente abordados nas aulas de Ciências da escola primária (7 a 11 anos), como as fases da Lua, os eclipses, etc, e tal idéia é considerada como sendo já elaborada pelos alunos. No entanto o conceito de sombra não é algo trivial. Sua construção inicia-se pela idéia de sombra como sendo uma substância, (Piaget, 1934), passando a ser concebida como reflexo do objeto (Driver, 1989), para evoluir até aquela idéia que indica uma concepção da luz como algo que se movimenta no espaço. Desenvolvemos uma atividade destinada a alunos entre 8 e 11 anos. A proposta básica é trabalhar a atividade como uma investigação em que os alunos deverão resolver o problema de fazer com que objetos de formas diferentes possam produzir sombras iguais. Os resultados que obtivemos mostram, conforme Kamii (1986) que a ação da criança passa por nítidas etapas durante a resolução do problema por meio da experimentação: ela age para conhecer os objetos e obter os efeitos que deseja: tendo consciência de suas ações e das reações dos objetos, as relações causais podem ser estabelecidas, permitindo que os alunos possam desvincular a idéia de sombra da idéia de reflexo.

Biografia do Autor

Anna Maria Pessoa de Carvalho, USP - São Paulo

Graduação em licenciatura e bacharelado em Física pela USP, doutorado em Educação pela FEUSP.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1995-01-01

Como Citar

Carvalho, A. M. P. de, & Gonçalves, M. E. R. (1995). As atividades de conhecimento físico: um exemplo relativo à sombra. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 12(1), 7–16. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7135

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)