A escrita e o desenho: instrumentos para a análise da evolução dos conhecimentos Físicos
Resumo
O presente artigo analisa, através da linguagem empregada, a evolução dos conhecimentos físicos de alunos das séries iniciais do ensino fundamental, durante a atividade de conhecimento físico Carrinhos elaborada pelo LaPEF. Essa atividade é dividida em cinco etapas, sendo a última delas o registro escrito da aprendizagem do aluno, que pode realizá-lo através de desenhos e/ou redações, segundo sua maior ou menor intimidade com a escrita. Esses relatos, depois de terem sido categorizados de acordo com sua extensão e complexidade do desenho, foram analisados quanto à existência explícita de uma explicação causal do fenômeno físico, trabalhado durante a atividade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >