A escrita e o desenho: instrumentos para a análise da evolução dos conhecimentos Físicos

Autores

  • Maria Conceição Barbosa Lima UERJ - Rio de Janeiro
  • Anna Maria Pessoa de Carvalho USP - São Paulo
  • M. E. R. Gonçalves USP - São Paulo

Resumo

O presente artigo analisa, através da linguagem empregada, a evolução dos conhecimentos físicos de alunos das séries iniciais do ensino fundamental, durante a atividade de conhecimento físico Carrinhos elaborada pelo LaPEF. Essa atividade é dividida em cinco etapas, sendo a última delas o registro escrito da aprendizagem do aluno, que pode realizá-lo através de desenhos e/ou redações, segundo sua maior ou menor intimidade com a escrita. Esses relatos, depois de terem sido categorizados de acordo com sua extensão e complexidade do desenho, foram analisados quanto à existência explícita de uma explicação causal do fenômeno físico, trabalhado durante a atividade.

Biografia do Autor

Anna Maria Pessoa de Carvalho, USP - São Paulo

Graduação em licenciatura e bacharelado em Física pela USP, doutorado em Educação pela FEUSP.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1998-01-01

Como Citar

Lima, M. C. B., Carvalho, A. M. P. de, & Gonçalves, M. E. R. (1998). A escrita e o desenho: instrumentos para a análise da evolução dos conhecimentos Físicos. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 15(3), 223–242. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6885

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>