Experimentos virtuais no estágio supervisionado de Física

Ivanderson Pereira da Silva, Emanuelly Torres Nunes, Luis Paulo Leopoldo Mercado

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n3p1115

Esse estudo investiga as contribuições dos experimentos virtuais para a formação de professores de Física. Teve por objetivos explorar as potencialidades didáticas dos experimentos virtuais a partir do componente curricular estágio supervisionado e analisar as contribuições desses recursos para a formação inicial de professores de Física. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que se deu a partir da análise da experiência de exploração dos experimentos virtuais, na qual foram utilizados como técnica de coleta de dados a observação direta, os diários de campo e a gravação, em áudio, de um grupo focal realizado com os estagiários. Os dados coletados foram transcritos e submetidos à Análise Textual Discursiva que favoreceu sua categorização e interpretação. Como resultado desses movimentos, constatou-se que os modelos empirista e apriorista são muito persistentes no ideário pedagógico dos sujeitos da docência em Física, mesmo entre aqueles que estão em processo de formação inicial. Verificamos que mesmo reconhecendo o modelo construtivista como uma abordagem ideal para o trabalho com experimentos virtuais, as condições objetivas do trabalho docente e o ideário pedagógico desses professores em formação, determinaram que as práticas pedagógicas com experimentos virtuais se concentrem em torno de demonstrações cujas principais funções são despertar a curiosidade dos alunos, motivá-los, contextualizar o conteúdo abordado e ilustrar fenômenos que foram anteriormente expostos pelo professor. Observou-se também que o moderador desempenha um papel central na problematização. Em razão dessa abordagem, embora em face das limitações impostas pela precariedade do sistema público de Educação, os sujeitos puderam ampliar suas concepções acerca da ciência e de seu desenvolvimento.


Palavras-chave


Formação de Professores; Experimentos Virtuais; Estágio Supervisionado

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Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
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