A topografia da sala de aula online: reflexões a partir de uma experiência de pesquisa-formação com professores de ciências
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n1p204Resumo
A disciplina “Temas de física na pesquisa-formação de professores” foi ofertada na modalidade online, no segundo semestre de 2017, nos Programas de Pós-graduação (PPG) em Educação em Ciências e em Ensino de Física da Universidade Federal do Rio Grande. Além dos alunos desses PPG, participaram dessa disciplina, alunos e professores dos cursos de Física Licenciatura da Universidade Federal do Pampa e da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), bem como alunos do PPG em Ensino de Ciências e Matemática da UFAL. Tal experiência reuniu 18 sujeitos que compuseram grupos e exploraram temas de Física na perspectiva da pesquisa-formação. Dado o perfil dos sujeitos e da proposta de construção de uma sala de aula interativa, emergiu o seguinte problema de pesquisa: Qual a topografia da sala de aula construída a partir das interações online no contexto da pesquisa-formação? Trata-se de uma investigação qualitativa, classificada como um estudo de interação por meio de dados escritos. Como recurso de análise, foi realizado o mapeamento das interações dos sujeitos. Dentre os módulos que compuseram esta disciplina, foi analisado apenas o módulo 5 intitulado “O cordel no ensino de Física”. A escolha se justificou pelo fato deste conter o fórum com o maior número de interações. Nesse movimento de pesquisa, analisamos seu desenho didático, material didático, a docência online e da topografia da sala de aula constituída a partir das interações dos sujeitos. Como resultados constatamos que apesar das intervenções que ocuparam a posição discente indicarem majoritariamente uma comunicação todos-todos, do desenho didático estar apoiado na flexibilidade e na interatividade do ciberespaço, bem como do material didático ter sido produzido de forma dialógica, multimidiática e hipertextual, as intervenções dos sujeitos que ocuparam a posição docente acabaram por centralizar as interações, resultando numa topografia intermediária entre a sala de aula tradicional e a sala de aula interativa.
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