A topografia da sala de aula online: reflexões a partir de uma experiência de pesquisa-formação com professores de ciências

Enadieliton dos Santos, Ivanderson Pereira da Silva

Resumo


A disciplina “Temas de física na pesquisa-formação de professores” foi ofertada na modalidade online, no segundo semestre de 2017, nos Programas de Pós-graduação (PPG) em Educação em Ciências e em Ensino de Física da Universidade Federal do Rio Grande. Além dos alunos desses PPG, participaram dessa disciplina, alunos e professores dos cursos de Física Licenciatura da Universidade Federal do Pampa e da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), bem como alunos do PPG em Ensino de Ciências e Matemática da UFAL. Tal experiência reuniu 18 sujeitos que compuseram grupos e exploraram temas de Física na perspectiva da pesquisa-formação. Dado o perfil dos sujeitos e da proposta de construção de uma sala de aula interativa, emergiu o seguinte problema de pesquisa: Qual a topografia da sala de aula construída a partir das interações online no contexto da pesquisa-formação? Trata-se de uma investigação qualitativa, classificada como um estudo de interação por meio de dados escritos. Como recurso de análise, foi realizado o mapeamento das interações dos sujeitos. Dentre os módulos que compuseram esta disciplina, foi analisado apenas o módulo 5 intitulado “O cordel no ensino de Física”. A escolha se justificou pelo fato deste conter o fórum com o maior número de interações. Nesse movimento de pesquisa, analisamos seu desenho didático, material didático, a docência online e da topografia da sala de aula constituída a partir das interações dos sujeitos. Como resultados constatamos que apesar das intervenções que ocuparam a posição discente indicarem majoritariamente uma comunicação todos-todos, do desenho didático estar apoiado na flexibilidade e na interatividade do ciberespaço, bem como do material didático ter sido produzido de forma dialógica, multimidiática e hipertextual, as intervenções dos sujeitos que ocuparam a posição docente acabaram por centralizar as interações, resultando numa topografia intermediária entre a sala de aula tradicional e a sala de aula interativa.


Palavras-chave


Interação Online; Fóruns Online; Pesquisa-Formação

Texto completo:

PDF/A

Referências


ALMEIDA, M. G. Importância da mediação pedagógica nos textos didáticos escritos para a educação a distância. In: MERCADO, L. P. (Org.). Fundamentos e práticas na educação a distância. Maceió: Edufal, 2009, p. 97-112.

ALMEIDA, M. G.; CAVALCANTE, P. S. Elementos de análise de textos didáticos escritos para a educação a distância. In: MERCADO, L. P. (Org.). Fundamentos e práticas na educação a distância. Maceió: Edufal, 2009, p. 53-66.

BELISÁRIO, A. O material didático na educação a distância e a constituição de propostas interativas. In: SILVA, M. (Org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. 4. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012b. p. 137-148.

BLIKSTEIN, P.; ZUFFO, M. K. As sereias do ensino eletrônico. In: SILVA, M. (Org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. 4. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012b. p. 25-40.

COSTA, C. J; MOTTA FILHO, L. G. Um modelo para a gestão da qualidade do material didático na educação a distância. In: MERCADO, L. P. (org.). Fundamentos e práticas na educação a distância. Maceió: Edufal, 2009, p. 67-82.

COSTA, C. J.; PARAGUAÇU, F. Possibilidades de coletas de dados para pesquisa no contexto da internet. In: COSTA, C. J.; MERCADO, L. P. (Orgs.). Pesquisa em educação online. Maceió: Edufal, 2011, p. 09-20.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GOMES, L. F. Hipertexto no cotidiano escolar. São Paulo: Cortez, 2011.

HECKLER, V. et al. O desenvolver metodológico na pesquisa-formação de professores da experimentação em ciências online. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 10, 2013, Belém-PA. Anais... Belém-PA: UFPA/UNIREDE. 2013.

KOCH, I. V. Desvendando os segredos do texto. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

KUENZER, A. Z. Competência como práxis: os dilemas da relação entre teoria e prática na educação dos trabalhadores. Boletim técnico do SENAC, v. 29, n. 1, p. 16-27, 2018.

MACEDO, R. M. et al. Perfis bibliométrico e temático da produção científica disponível na SciELO relacionada ao hipertexto. Revista EDaPECI, v. 17, n. 03, p. 140-151, 2017.

MARCUSCHI, L. A. O hipertexto como um novo espaço de escrita em sala de aula. Linguagem & Ensino, v. 4, n. 1, p. 79-111, 2001.

MORAN, J. M. Contribuições para a pedagogia da educação online. In: SILVA, M. (Org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. 4. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012b. p. 41-52.

NUNES, A. Karla F.; LIMA, I. C. Hipertexto na visão de sentidos múltiplos no mundo tecnológico. Revista EDaPECI, v. 18, n. 1, p. 71-76, 2018.

RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.

REZENDE, F.; COLA, C. S. D. Hipermídia na educação: flexibilidade cognitiva, interdisciplinaridade e complexidade. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 94-104, dez. 2004.

RIBEIRO, M. R.; SANTOS, E. Pesquisa-formação multirreferencial e com os cotidianos na cibercultura: tecendo a metodologia com um rigor outro. Revista de Educação Pública, v. 25, n. 59, 2016.

SAMPIERI, R. H.; CALLADO, C. F.; LÚCIO, M. P. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SANTOS, E. Educação online como dispositivo na ciberpesquisa-formação. Revista Tecnologias na Educação v. 20, 2017.

SANTOS, E.; SANTOS, W. J.; SILVA, I. P. Possibilidades didáticas do uso da literatura de cordel para o ensino de física. Material didático do módulo 5 – Cordel no ensino de física. Disciplina Temas de Física na pesquisa-formação de professores. Programa de pós-graduação em educação em ciências. Programa de pós-graduação em ensino de física. Universidade Federal do Rio Grande. Segundo semestre, 2017.

SANTOS, E.; SILVA, M. O desenho didático interativo na educação online. Revista Iberoamericana de educación, v. 49, p. 267-287, 2009.

SILVA, A. L. S.; FIGUEIREDO, L. K. Do texto ao hipertexto: reflexões acerca da leitura de jornais impressos e digitais na sala de aula. Revista EDaPECI, v. 13, n. 3, p. 391-402, 2013.

SILVA, I. P.; LESSA, R. K.; MERCADO, L. P. Mediação pedagógica em fóruns de discussão no contexto da experiência do estágio de docência online. Revista EDaPECI, v. 15, n. 1, p. 30-56, 2015.

SILVA, M. (Org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. 4. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012a.

SILVA, M. Criar e professorar um curso online: relato de experiência. In: SILVA, M. (Org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. 4. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012b. p. 53-76.




DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n1p204

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >