O livro paradidático no ensino de Física: uma análise fabular, científica e metafórica da obra Alice no País do Quantum: A Física Quântica ao alcance de todos

Autores

  • Aguinaldo Robinson de Souza Universidade Estadual Paulista, Campus de Bauru http://orcid.org/0000-0003-2373-267X
  • Laura Aparecida dos Santos Neves Escola Técnica Estadual (ETC) Elias Nechar, Catanduva, SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n3p1145

Palavras-chave:

Física Quântica, Analogias, Metáforas

Resumo

Neste artigo apresentamos uma análise fabular, científica e metafórica da obra Alice no País do Quantum: A Física Quântica ao alcance de todos. O objetivo é apresentar, através da análise, subsídios que contemplem ao professor de escolas de Ensino Médio, como um livro paradidático pode ser utilizado em sala de aula para o ensino de conceitos de Física Quântica. O tema, apesar de complexo, é passível de ser desenvolvido numa perspectiva analógica e metafórica, dentro do nível fabular, científico, temporal e espacial. O livro paradidático deve ser considerado como um material de suporte ao livro didático complementando as atividades que propiciem o desenvolvimento do entendimento de conceitos não contemplados numa abordagem de senso comum.


Biografia do Autor

Aguinaldo Robinson de Souza, Universidade Estadual Paulista, Campus de Bauru

Bacharelado em Química pela Universidade Estadual Paulista, UNESP (1984), mestrado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo, USP (1987), doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo, USP (1993) e pós-doutorado pela Universidade da Califórnia em San Diego, UCSD (1995). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista, UNESP. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Teórica, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação computacional, software educativo, ensino de ciências, modelos moleculares, teoria do funcional da densidade e computação em GRID.

Laura Aparecida dos Santos Neves, Escola Técnica Estadual (ETC) Elias Nechar, Catanduva, SP

Professora da Escola Técnica Estadual (ETC) Elias Nechar, Catanduva, SP

Downloads

Publicado

2016-12-15

Edição

Seção

Espaços não formais no ensino de Física