Aspectos da teoria de Vigotski no processo de medição de grandezas físicas na universidade

Raphael Nunes Púpio Maia, Rubem Raphael dos Santos Caetano, Franciole Marinho

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n3p822

Investigamos o uso intencional de signos científicos por parte de estudantes universitários no laboratório didático de física analisando a resolução de tarefas simples de tratamento estatístico de dados num experimento hipotético de mecânica por meio de um levantamento discursivo. Interpretamos nossos resultados com base na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, descrevendo a forma com que estímulos externos auxiliares podem alterar o comportamento do indivíduo ao relatar, comparar, e reunir dados experimentais. Nossa abordagem naturalmente permite delinear como os signos associados às medições experimentais são gradualmente incorporados pelos indivíduos ao longo da instrução formal no ensino superior.


Palavras-chave


Ensino de Física; Medida; Análise de dados; Vigotski

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Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
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