Física em Ação através de Tirinhas e Histórias em Quadrinhos

Moisés Lobo D’Almada Alves Pereira, Laudileni Olenka, Paloma Emanuelle Duarte Fernandes Oliveira

Resumo


Este artigo trata de uma experiência didática, como proposta do PIBID de Física, de Porto Velho/RO, realizada numa Escola Pública da rede estadual de ensino, para alunos do 1º Ano do Ensino Médio. Neste trabalho analisa-se a viabilidade de se ensinar Física com base numa sequência didática alicerçada na aplicação diversificada de tirinhas e inspirada nos ideais construtivistas, com foco na participação do aluno, objetivando-se a Aprendizagem Significativa. As tirinhas foram usadas como organizadores prévios, como instigadoras do raciocínio e da criatividade em algumas etapas. Também são aproveitadas para se promover a diferenciação progressiva e a reconciliação integradora. A avaliação da metodologia revelou satisfação dos alunos com as atividades, bem como mostrou um maior desempenho em relação às outras turmas que não participaram deste projeto. A atividade culminou na produção de tirinhas por parte dos próprios alunos, reunidos em grupos, para facilitar uma possível troca de conhecimentos e experiências. Os resultados mostraram que é possível tirar proveito do uso das tirinhas e Histórias em Quadrinhos (HQs) nas aulas de ciências, pois são estratégias que permitem um planejamento de aula capaz de envolver os alunos, facilitando um ensino que leve à aprendizagem eficaz, por servir de ponte entre a realidade do aluno e os conceitos científicos ensinados. 


Palavras-chave


Ensino de Ciências; Metodologias no Ensino de Física; Tirinhas

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n3p896

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >