Física em Ação através de Tirinhas e Histórias em Quadrinhos

Autores

  • Moisés Lobo D’Almada Alves Pereira Universidade Federal de Rondônia
  • Laudileni Olenka Universidade Federal de Rondônia http://orcid.org/0000-0001-8700-7819
  • Paloma Emanuelle Duarte Fernandes Oliveira Escola de Ensino Médio Governador Petrônio Barcelos, Nova Porto Velho, RO

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n3p896

Resumo

Este artigo trata de uma experiência didática, como proposta do PIBID de Física, de Porto Velho/RO, realizada numa Escola Pública da rede estadual de ensino, para alunos do 1º Ano do Ensino Médio. Neste trabalho analisa-se a viabilidade de se ensinar Física com base numa sequência didática alicerçada na aplicação diversificada de tirinhas e inspirada nos ideais construtivistas, com foco na participação do aluno, objetivando-se a Aprendizagem Significativa. As tirinhas foram usadas como organizadores prévios, como instigadoras do raciocínio e da criatividade em algumas etapas. Também são aproveitadas para se promover a diferenciação progressiva e a reconciliação integradora. A avaliação da metodologia revelou satisfação dos alunos com as atividades, bem como mostrou um maior desempenho em relação às outras turmas que não participaram deste projeto. A atividade culminou na produção de tirinhas por parte dos próprios alunos, reunidos em grupos, para facilitar uma possível troca de conhecimentos e experiências. Os resultados mostraram que é possível tirar proveito do uso das tirinhas e Histórias em Quadrinhos (HQs) nas aulas de ciências, pois são estratégias que permitem um planejamento de aula capaz de envolver os alunos, facilitando um ensino que leve à aprendizagem eficaz, por servir de ponte entre a realidade do aluno e os conceitos científicos ensinados. 

Biografia do Autor

Moisés Lobo D’Almada Alves Pereira, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Rondônia(2015). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física.

Laudileni Olenka, Universidade Federal de Rondônia

Ensino de Física

Física da Matéria Condensada

Fenômenos Fototérmicos

Paloma Emanuelle Duarte Fernandes Oliveira, Escola de Ensino Médio Governador Petrônio Barcelos, Nova Porto Velho, RO

Professora do Ensino Médio.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

Pereira, M. L. D. A., Olenka, L., & Oliveira, P. E. D. F. (2016). Física em Ação através de Tirinhas e Histórias em Quadrinhos. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 33(3), 896–926. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n3p896

Edição

Seção

Formação inicial e continuada do professor de Física