A física da UFSC em números: evasão e gênero

Autores

  • Débora Peres Menezes Universidade Federal de santa Catarina
  • Karina Buss Graduanda do curso de Física da Universidade Federal de santa Catarina.
  • Caio A. Silvano Graduando do curso de Física da Universidade Federal de santa Catarina.
  • Beatriz Nattrodt D'Avila Graduanda do curso de Física da Universidade Federal de santa Catarina.
  • Celia Anteneodo Pontifície Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n1p324

Resumo

Neste artigo, são analisados todos os dados existentes relativos aos números de ingressantes e concluintes dos cursos de licenciatura, bacharelado, mestrado e doutorado em física da UFSC, correspondentes ao período de 1988 a 2017, conforme a sua disponibilidade. Os dados apontam para uma grande predominância masculina (maior que 76%) e deserção de ambos os sexos (em média, menos de 20% dos ingressantes concluem a graduação), sendo a deserção muito menor na pós-graduação e em todos os casos ligeiramente maior para as mulheres. Os números médios de ingressantes e de concluintes por ano (calculados sobre todo o período considerado) diminuem conforme se avança desde a graduação para a pós-graduação, apesar do fato de que muitos dos alunos ingressantes na pós-graduação vêm de outras instituições.  A proporção de mulheres diminui conforme a carreira avança.

Biografia do Autor

Débora Peres Menezes, Universidade Federal de santa Catarina

Professora da UFSC desde 1992, possui doutorado em física nuclear teórica pela Universidade de Oxford, com pós-docs e atuações como professora visitante em vários países (Portugal, Austrália, Espanha, França). Sua área de pesquisa atual envolve o uso de equações de estado para descrever objetos de interesse astrofísico e regiões diferentes do diagrama de fases da cromodinâmica quântica. Já formou 8 doutores, 12 mestres e supervisionou 7 pós-docs e mais de 45 alunos de graduação em iniciação à pesquisa e projetos de extensão universitária.

Karina Buss, Graduanda do curso de Física da Universidade Federal de santa Catarina.

Graduanda do curso de física da Universidade Federal de santa Catarina.

Caio A. Silvano, Graduando do curso de Física da Universidade Federal de santa Catarina.

Graduando do curso de física da Universidade Federal de santa Catarina.

Beatriz Nattrodt D'Avila, Graduanda do curso de Física da Universidade Federal de santa Catarina.

Graduanda do curso de Física da Universidade Federal de santa Catarina.

Celia Anteneodo, Pontifície Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora associada do Departamento de Física da PUC-Rio. Formada em física na Universidade de Buenos Aires, Argentina, possui doutorado pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF, 1993), com ênfase em física biológica experimental, tendo feito um estágio sanduíche na Universidade de Waterloo, Canadá. Realizou pesquisas de pós-doutorado no CBPF e no Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBCCF-UFRJ), na área de física biológica teórica e computacional. Foi Professora Visitante do IBCCF-UFRJ e atuou como examinadora de patentes na área de física no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Atualmente, suas linhas de pesquisa são: sistemas dinâmicos caóticos, dinâmica estocástica, sistemas complexos, sociofísica.

Downloads

Publicado

2018-04-25

Como Citar

Peres Menezes, D., Buss, K., A. Silvano, C., Nattrodt D’Avila, B., & Anteneodo, C. (2018). A física da UFSC em números: evasão e gênero. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 35(1), 324–336. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n1p324

Edição

Seção

Comunicações